IVONIR LODI, UMA TRAJETÓRIA QUE SURPREENDE…

Catarinense de Concórdia chegou a Medianeira em 1978. Enfrentar desafios sempre foi sua característica. Foi professor, funcionário, empresário. Hoje agricultor, presidente do Sindicato Rural de Medianeira e alma de gaúcho pela dedicação ao Centro de Tradições Gaúchas Sentinela dos Pampas – uma trajetória que surpreende.

Nascido em 31 de dezembro de 1952 em Lindóia que se emancipou de Concórdia, veio ao Paraná em 1970 com os pais em busca de novas perspectivas de vida. Seus pais de fixaram em Cascavel se dedicando a agricultura e Ivonir cursou Matemática na FECIVEL (hoje UNIOESTE)  se formando em 1977. Chegou a ser professor por um tempo, depois trabalhou  em revenda de peças, implementos,  máquinas agrícola e em retífica nos municípios de Cascavel, Toledo e Medianeira. Em 1992 resolveu empreender dirigindo a DISEL, depois a DKL,que comercializava insumos; mas em face das medidas do governo federal que afetou o agro, os produtores não conseguiam honrar seus compromissos, o que afetou diretamente também a sua empresa. Como já trabalhava na agricultura, passou a se dedicar exclusivamente ao setor.

SINDICATO – Sendo produtor rural e com tendência ao associativismo se associou ao Sindicato Rural de Medianeira e não tardou para ser convidado a integrar a diretoria  ocupando o cargo de vice-presidente – gestão 1993/1996 de Antônio Terra. A partir dessa função, o sindicato passou a fazer parte de sua vida, ocupando o posto de presidente  desde de 1996.e  na atualidade continua presidindo o sindicato com o mesmo entusiasmo.

O Sindicato Rural de Medianeira foi fundado em 1968 e oficializado em 1969. Nesse percurso de décadas, delineou lutas junto aos órgãos superiores pelas causas do agro como: Código Florestal, Sanidade Animal, Lei de Biossegurança dos Transgênicos, além de intermediar cursos do SENAR, foco para manter a funcionalidade do sindicato pela extinção da contribuição sindical em 2017 e em parceria com a Associação dos Suinocultores, promover a Corrida do Porco; mas principalmente estar à disposição das 270 famílias associadas de Medianeira, Itaipulândia, Missal e Serranópolis do Iguaçu para atender todas as obrigações de forma técnica orientadas por uma equipe de 11 competentes funcionárias.

Destaca-se na gestão de Ivonir, a compra de terreno em 2010 à Avenida Veranópolis esquina Rua Minas e construção da nova sede de 500 m2, inaugurada em 14 de novembro de 2015. Ressalta-se que a antiga sede de 800 m2 foi locada para a Unimed Oeste do Paraná com perspectivas de ampliação para atender as necessidades da Cooperativa Médica.

Segundo Ivonir, o Sindicato Rural reflete a potencialidade do agro como força econômica e de desenvolvimento do país, mesmo com os entraves da área ambiental e ficar na torcida para que o governo não atrapalhe.  Fala com propriedade da visão de avanços e modernidade por estar sempre atualizado e fazer várias viagens organizadas pela FAEP/SENAR a países em missão de conhecimento.

TRADIÇÃO – Sempre participou ativamente do Centro de Tradições Gaúchas, sendo um dos fundadores -título número 32. A valorização do tradicionalismo gaúcho se expressa por ter Patrão do CTG por três gestões, deixando marcas juntamente com a diretoria e adesão dos sócios como: alteração do estatuto, troca do telhado, revitalização da cozinha e o destaque ampliação do Fogo de Chão em parceria com o Círculo Italiano de Medianeira. Em paralelo a essa dinâmica, a expressão cultural foi evidenciada através da música, danças, rodeio, mateada, eventos e participando de Festivais Tradicionalistas, como também participação no Movimento Pró-Reabertura da Estrada do Colono.

ESPERANÇA – Muito esperançoso com o futuro do Brasil, que não haja corrupção e total liberdade para a inciativa privada. Quanto a Medianeira, diz que está vivendo o melhor momento e vai surpreender ainda mais com o desenvolvimento e geração de emprego através do agro, cooperativas e iniciativa privada. Evidencia a atenção do Poder Público Municipal que vem dispensando às estradas do interior e a educação- construindo e ampliando escolas. “O que ainda falta é conscientização política para que tenhamos mais representatividades local e regional”- exalta Ivonir.

Ivonir Lodi tem seu lado pessoal voltado para a família, esposa Dianes Maria, filhos Fabiane (Engenheira de Alimentos), Tatiane (Eng enheira  Ambiental) e Rafael (Engenheiro Elétrico). Carinho especial para os netos Gabriela, Vinícius e Francisco. (Da Redação Mirtis/Fotos Arquivo) 

A liderança de Ivonir posiciona o Sindicato Rural entre os melhores do Paraná e projetou o CTG Sentinela dos Pampas

Sede do Sindicato Rural de Medianeira moderno e funcional de 490 m² de área construída

Inauguração das novas instalações em 14 de novembro de 2015

Distinção da FAEP ao completar 50 anos

Patrão do Centro de Tradições Gaúchas Sentinela dos Pampas por três gestões

Tradição e patriotismo em Desfile de Sete de Setembro

Sempre atenção para a família, à esposa Dianes e filhos Fabiane, Rafael e Tatiane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *