Famosos

No decorrer de nossa longa jornada profissional que começou em 1974, famosos fizeram história conosco. É momento de relembrar essas “pessoinhas” pela beleza, profissionalismo, talento na cultura e esporte, não só no Brasil como em outros países com fotos de arquivo do Jornal Mensageiro e Revista Mosaicos. Eles passaram pela Região Oeste do Paraná registrados nas passarelas e eventos. Postaremos as fotos aos poucos e não seguem ordem cronológica.

O radialista Ivan Hartmann da Rádio Matelândia entrevistando a Miss Paraná Silmara Maria Camargo em maio de 1974 (mês de nascimento do jornal Mensageiro), quando do Baile de Despedida das antigas instalações de madeira do Clube Esportivo União Medianeirense- CESUM para dar lugar à nova sede social que continua até hoje. Foi um momento de despedida e saudosismo de relembrar os eventos realizados durante 18 anos. O CESUM fez e faz história com Medianeira desde a colonização.

 

Xuxa na passarela em Foz do Iguaçu no início da década 80, em desfile de Pagot Magazin. Maria da Graça Xuxa Meneghel que nasceu em Santa Rosa (RS) em 27 de março de 1962 é apresentadora, atriz, cantora, empresária, filantropa e ex-modelo. Conhecida como “Rainha dos Baixinhos”. Ela construiu um dos maiores impérios de entretenimento. Em 2013 retornou a Foz do Iguaçu para o lançamento da Campanha Trinacional de combate a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Novamente Xuxa na Capital do Turismo em 2018 para inaugurar a Casa X Foz, espaço encantador para festas infantis que este site já fez postagem.

 

Quem não se lembra das Expomed’s? Foram realizadas 13 exposições de 1979 a 2003, 11 delas no Parque de Exposições Tancredo Neves com muito sucesso. Assim que surgiu a FEMULT no salão de Festas da Igreja Matriz, o espaço ficou desativado até brotar a ideia de implantar Parque Científico e Tecnológico, o que está se tornando realidade pela UTFPR, possível pelo repasse da área pelo poder Público Municipal. Os shows nacionais atraíam milhares de visitantes. Até a dupla João Paulo e Daniel estiveram na 8ª EXPOMED em 1995, na foto entrevistados pela repórter Marlene Ferreira da Vision Art.

 

No auge da carreira a Banda Yahoo fez shows pela Região Oeste do Paraná. A canção “Mordida de Amor” foi até tema da telenovela Bebê a Bordo na TV Globo. Dentre os altos e baixos, com mudanças de componentes do grupo, ainda se mantém em evidência com a regravação de grandes sucessos. Em 2016, “Yahoo Clássicos” e mais recentemente em 2019, um novo projeto “Yahoo Encontros“ em parceria com Fagner, Erasmo Carlos, Daniel, Cláudia Leite, Biquíni Cavadão saindo em turnê pelo Brasil. Nosso registro evidencia fãs pedindo autógrafos quando da passagem da banda pela região na década 90. Em evidência a fã Ana Caroline Toson.

 

Vejam só! Dr. Ivo Pitanguy na XVIII Prova Internacional do Dourado em Foz do Iguaçu em setembro de 1988 que já fora considerado um dos melhores cirurgiões plásticos do mundo. Ele integrou a Equipe Rafain na competição como registra a foto. A tradicional prova foi realizada pelo Iate Clube que promove também Copa de Desafio de Pesca Variada. São dois eventos dos mais antigos e tradicionais torneios abertos em água doce do Brasil, às vezes interrompido pelo rebaixamento do Rio Paraná. Eventos que atrai pescadores da Tríplice Fronteira Brasil, Paraguai e Argentina e de vários regiões do país.

 

O Ciclo da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra- ADESG foi realizado em Foz do Iguaçu na sede administrativa da Itaipu em 1981. Na época, quatro medianeirenses participaram do ciclo: prefeito Luiz Bonatto, empresário Ivo Darolt, juiz de direito Renato Strapasson e a jornalista Mirtis Maria Valério. Na foto, o prefeito Luiz Bonatto recepcionando os palestrantes Brigadeiro Pedro Frazão de Medeiros Lima e o Juiz de Direito João Koppytowski no Bosque Medianeira Country Clube, onde aconteceu confraternização com todos os participantes do ciclo.

 

O global Hans Donner que esteve em Medianeira nas festividades dos 45 anos de emancipação do município com a esposa Valéria a “Globeleza”; palestrou sobre designer no Centro Popular de Cultura Arandurá e fez parte do júri do concurso Miss Medianeira. Ele foi recepcionado pelo prefeito Elias Carrer e vice Ricardo Endrigo. Dentre o que explanou, registramos que foi ele que criou a logo da Rede Globo durante voo, esboçando num guardanapo de papel. Das fotografias, escolhemos essa, da noite do concurso, com a medianeirense Patrícia Reginatto Miss Mundo, que representou o país no concurso na China em 2005.

 

Gilberto Amaury Godoy Filho, conhecido como Giba, natural de Londrina (PR) foi  estrela nacional presente na IV edição do Festival de Vôlei de Areia em Duplas de Medianeira realizado em 1996 na quadra esportiva da Praça Angelo Darolt. Evento que primou por trazer atletas de renome nacional. O atacante conquistou os principais títulos pela seleção brasileira, oito vezes medalha de ouro na Liga mundial, tricampeão mundial e ouro olímpico em 2004 e prata em 2008 e 2012. Em 2006 foi eleito o Melhor Jogador do Mundo e em 2018, entrou para o Hall da ama do Vôlei.  

 

Feanimais de São Miguel do Iguaçu foi sempre uma grande atração, realizada no Parque de Exposições Benevenuto Verona, inaugurado em 1983. Foram realizadas inúmeras edições, sempre trazendo shows com cantores de sucesso. Na década 90, gestão do prefeito Elias Bongiolo (1992-1995), Moacyr Franco brilhou com suas canções, principalmente ao interpretar  Seu Amor Ainda é Tudo e Eu Nunca Mais Vou Te Esquecer. Ele não é só cantor, também ator e roteirista. Mesmo já ter passado dos 80 anos, suas músicas se eternizaram por falarem de amor.  E como diz “continuo provando que existi”…

 

O coreógrafo Carlinhos de Jesus esteve em Medianeira na III Semana Acadêmica de Administração da então Unioeste*no final de 2002. Ele fez uma exibição com a dançarina Sheila no CPC Arandurá (foto), além de uma palestra show. Carlinhos tornou-se expoente  da Dança de Salão no Brasil, apresentando-se em espetáculos teatrais e programa de televisão. É diretor da Casa de Dança Carlinhos de Jesus, no Rio de Janeiro. Foi coreógrafo de várias Escolas de Samba e de comissão de frente como Estação Primeira de Mangueira. Arrasta uma multidão com sei Bloco Dois Prá Cá, Dois Prá Lá. Integrou como jurado técnico da Dança dos Famosos da Globo.*Universidade que não teve continuidade, oficialização.  

Na comemoração dos 65 anos da criação do Parque Nacional Iguaçu, em 15 de janeiro de 2004, exibição do alpinista Waldemar Nieclewicz, natural de Foz do Iguaçu. Ele foi o primeiro brasileiro a escalar o Monte Everest, o K2 e os Sete Cumes. Waldemar também já escalou 7 das montanhas com mais de 8 mil metros, o Everest duas vezes, e mais de 200 montanhas de grande altitude espalhadas pelo mundo. Formado em Turismo pela UTFPR e atua também como escritor, fotógrafo e palestrante. Em Medianeira proferiu palestra no evento Conexão Empresarial, promovido pela ACIME, em junho de 2017.

Zezé Di Camargo e Luciano recepcionados no Aeroporto Adolfo Orth de Medianeira pelo prefeito Antonio Luiz Baú, Moacir Hanzen diretor da Agência MP promotora do evento e fãs.  A dupla veio para realizar show no Pavilhão Central do Parque de Exposições Tancredo Neves, dia 07 de maio de 1995. Acostumados a grandes shows com ingressos esgotados, aqui ficou aquém da expectativa, mesmo assim a apresentação foi um espetáculo e os presentes fizeram coro cantando os sucessos. Ressalta-se, que já naquela época, a dupla se destacava no cenário musical. Até receberam distinção do Troféu Imprensa em1995.     

Quando da realização das Expomed’s no Parque de Exposições Tancredo Neves- hoje Parque Científico e Tecnológico UTFPR- cantores, grupos musicais e duplas de famosos se apresentavam. Numa delas, “a 10ª” realizada em outubro de 2001, a dupla sertaneja Bruno & Marrone contagiaram o público com suas canções românticas como “Dormi na Praça” e “Vida Vazia”. Os shows abrilhantavam as exposições, mas a vitrine do potencial de Medianeira e Região era admirada por milhares de visitantes. Expostas indústrias, comércio, prestadores de serviços, agricultura e pecuária, complementando por rodada de negócios, rodeio, parque de diversão e festival gastronômico.

Relembrando o cantor espanhol Júlio Eglesias em 1987, que num vôo em Los Angeles, deu toda atenção às comissárias de bordo; a medianeirende Yara Fornari Lange e Siliane. Yara por muitos anos percorreu o mundo, mas nunca se desligou de Medianeira. Sempre se comunicava com seus familiares que ainda aqui residem. Atualmente Yara mora em Dourados (MS) e está cursando arquitetura. Julio Eglesias, aos 77 anos, está se recuperando de uma queda doméstica que afetou uma perna, pretende voltar aos palcos com uma turnê mundial. Considerado um dos mais bem sucedidos artistas latino de todos os tempos. Seu romantismo sempre contagiou plateias. Os fãs aguardam com ansiedade seu retorno.