PÓRTICO DA SANTA CASA DE FOZ PRESERVADO PARA MEMORIAL

Na área que fora ocupada pela Santa Casa Monsenhor Guilherme, no centro de Foz do Iguaçu, um pórtico continua rememorando o passado, o qual fora preservado para se tornar Memorial Histórico. É que a Santa casa foi à primeira referência em saúde, fundada em 1938 para atender brasileiros, paraguaios e argentinos.

Em maio de 2006 foi declarada oficialmente a falência e o espaço foi comprado por um grupo de Cascavel que construirá no local um grande complexo empresarial, hoteleiro e residencial com previsão das obras iniciarem neste ano de 2024.

O interessante é que parte da história da cidade terá um espaço temático (memorial) com fotos e documentos do hospital. Para o resgate histórico da Santa Casa, onde mais de 100 mil pessoas nasceram; os jornalistas Izabelle Ferrari, Jackson Lima e Eloíza Dalpozzo são os responsáveis pelo resgate. Esse garimpo histórico está exigindo muita pesquisa e busca de registros de pioneiros como Frederico Engel, a filha dele Elfrida, Carlos Welter e Cândido Ferreira, como também no 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada, na Paróquia São João Batista e documentos do município.

A esses registros do decorrer do tempo, somam-se entrevistas com pacientes e profissionais de saúde que foram testemunhas da história da Santa Casa Monsenhor Guilherme. (Da Redação Mirtis Texto/Foto e Pesquisa)

Primeiro pórtico da Santa Casa Monsenhor Guilherme foi preservado como ícone histórico para dar identidade ao memorial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *