MST DOA TONELADAS DE ALIMENTOS NO PARANÁ

Os alimentos produzidos por famílias assentadas da Reforma Agrária marca o Abril Vermelho* deste ano. Um gesto solidário no Paraná foi realizado dias 16 e 17 de abril a milhares de famílias que sofrem com a falta de comida nesse período de pandemia. Foram mais de 30 toneladas de doação em centrais de Curitiba, Londrina e Cascavel descentralizadas a vários municípios. Toda a mobilização de entrega contou com apoio de igrejas, setores do poder público municipal, movimentos sociais e entidades urbanas, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.

São ações que reafirmam o papel da Reforma Agrária na produção de alimentos é a opção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) em se solidarizar com o crescente número de pessoas que enfrentam a fome. Até o final de 2020, 19 milhões de brasileiros passavam fome e 116,8 milhões de pessoas, mais da metade dos domicílios no país, enfrentavam algum grau de insegurança alimentar. A pesquisa é da rede Brasileira de pesquisa em Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), recentemente divulgado.

Desde abril de 2020, mais de 533 toneladas de alimentos foram partilhados no Paraná pelo MST, sendo que, muitas famílias ainda lutam para garantir o direito de permanecerem nas áreas onde moram, produzem alimentos e garantem condições dignas de vida.

Toda a mobilização para a partilha dos alimentos foi realizada pelo assentamento 16 de Maio e pré-assentamento 28 de Outubro de Ramilândia; Ander Rodolfo Henrique de Diamante D’Oeste; acampamento Chico Mendes e pré-assentamento Padre Josimo de Matelândia; acampamento Sebastião Camargo e assentamento Antonio Companheiro Tavares de São Miguel do Iguaçu, próximo ao Pedágio. 

FOZ DO IGUAÇU- Na cidade das Cataratas aconteceu a doação dia 16 de abril para moradores da ocupação Bubas .Mais de 1.200 famílias ocupam a área de propriedade de Francisco Bubas Júnior e a regularização está na dependência de arranjos políticos entre o estado e o proprietário. A essas famílias foi entregue arroz, feijão, mandioca, batata doce, abóbora, limão, abacate e banana, além de produtos industrializados. (Da Redação Mirtis/Pesquisa)

Só na mobilização de 2021 arrecadados 30 toneladas para doação

Da lavoura para mesa de quem tem fome

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *