ENTRELINHAS

+ O avanço da dengue assusta. Por um lado a população não assume o controle…é lixo e mais lixo armazenado de forma inadequada e vasilhas com água própria para criadores.

+ Por outro lado, o próprio poder público com lixões inadequados, prédios abandonados, falta de rede de esgoto/urbanização.

+ O Banco Mundial aponta que percentual da população encolheu 34% na área rural em 22 anos no país, quase o dobro da média mundial. É a expansão do agro com tecnologia que diminuiu a mão de obra braçal e os pequenos produtores foram cobiçados a venderem suas terras para os mais poderosos.

+ E as cidades incharam de barracos, faltando políticas públicas e preparação desses trabalhadores para outra atividade do que aquela do campo, além do setor industrial não ter evoluído o suficiente para absorver essa mão de obra.     

+ No mundo o percentual foi de 19,2%. O Brasil já tem uma porcentagem de população rural menor do que a Alemanha, França e Estados Unidos.

+ Não precisa ir longe, aqui na região está o retrato, só que o sistema cooperativista que partiu para agroindústria consegue absorver a mão de obra e ainda atrair trabalhadores de outros estados e países. Só que está faltando programa habitacional para acolhê-los com dignidade.

+ O presidente Milei da Argentina não teve saída. O encontro com o papa Francisco foi inevitável na canonização da 1ª santa argentina- Maria Antonia de Paz Figueroa, conhecida como “Mama Antula” .

+ Teve que pedir desculpas ao pontífice pelas ofensas durante a campanha eleitoral. Brindou o papa com mimos como alfajores e biscoitos, convidando-o para visitar o país. Mudou de tom em tempo…

+ A Copel sendo uma das maiores companhias elétricas do Brasil não se justifica as contínuas quedas de energia também aqui na Região Oeste prejudicando produtores e empresas. E pasmem, a concessionária não se preparou para absorver a energia fotovoltaica.

+ O Sambódromo do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1984, completando 40 anos. Foi construído pelo governador Leonel Brizola, tendo como mentor da obra e projeto de Darcy Ribeiro. Sempre é conveniente relembrar.

+ As Forças Armadas teve um orçamento de 124,4 bilhões em 2023, sendo destinado 78,2% a despesa de pessoal (salários e pensões ) e não em tecnologia

+ Neste 2024 a verba aumenta cerca de 0,2%, chegando a 1,5% do total de riquezas produzidas no país. Para projetos de defesa nacional foi orçado R$ 36 milhões. Repensar é preciso para não distanciar do padrão da OTAN…

+ O colunista da Revista Veja, cientista político Fernando Schüler faz um comentário sobre a Ponte do Rio das Antas que depois de destruída por uma enxurrada foi construída pelos próprios moradores.

+ E conclui que foi exatamente a capacidade de cooperar, de sintonizar as pessoas em torno de fins comuns, que definiu muito do sucesso evolutivo do homem. São muitos os exemplos pelo mundo afora…

+ Daí a importância desse pequeno grande passo dado pela comunidade de Nova Roma (RS). O exemplo dessa população que foram a luta, em vez de esperar que alguém lá de cima desse conta de um problema que eles próprios poderiam resolver.

+ O Brasil ocupa a 89ª posição entre 142 países voltados para esse tipo de gesto Durante a pandemia nosso senso de comunidade cresceu. Acompanhei de perto diz Fernando da doação de 170 milhões de reais para a fábrica de vacina do Instituto Butantan. A questão é como transformar isso em padrão indaga o colunista.

LER & PENSAR

# “O vinho é uma dádiva de Deus e uma verdadeira fonte de alegria.” (Papa Francisco em conversa com produtores)

# Dos 616 pré-candidatos a prefeituras das 99 maiores cidades do país, 413 já são ou foram detentores de mandatos eletivos; Na nossa região não é diferente…

# Desde que foi criada, em 1999, a ABIN atendendo ou não a interesses do presidente de turno esteve envolvido em casos de espionagem que produziram grandes escândalos políticos.

# “Eu chamaria o luto da Covid-19de luto pressentido, porque por mais que houvesse esforços que você fosse bem atendido, existia a chance de morrer.” (Margareth Dalcolmo referência do combate a pandemia)    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *