ENTRELINHAS

– “União sempre faz a força.” Ninguém duvida. Muito mais as cooperativas do Paraná que se uniram em torno do Plano Paraná Cooperativo que servirá de bússola para o estabelecimento de alianças estratégicas. Em síntese: É um objetivo de tornar o cooperativismo mais forte e unido.

– Se a as cooperativas se unem para se tornarem ainda mais fortes é que representam, segundo a OCEPAR, 64% do PIB do agronegócio no Paraná. Por outro lado vivem com desafios para expansão, falta de gente para trabalhar. São muitos postos de trabalho em aberto que se soma a falta de infraestrutura para transporte.

– Sabe-se que a Região Oeste concentra cinco das dez maiores cooperativas agrícolas do Brasil*, mas esbarra no transporte. Imaginem! Os produtos que saem da região levam cerca de 10 dias para chegar aos portos por rodovia e de trem de 2 a 3 dias. *Entre elas estão a Lar e a Frimesa.

– Foz do Iguaçu está promovendo uma ação de “Limpa Poste”, numa parceria entre Prefeitura e Copel. Nada mais é do que a retirada da fiação em áreas de desuso ou irregulares. Além da  daqueles cabos soltos ou de internet irregular. Um exemplo para os demais municípios.

– Ao passar pela BR-277 rumo a Foz do Iguaçu (Três Lagoas) se vê que já estão construídos pilares e as primeiras vigas concretadas da nova rodovia de 15 quilômetros até a Ponte de Integração entre Brasil e Paraguai, contornando a cidade. Possível pela parceria entre a Itaipu e DER-PR. Muito bom!

– Depois de 20 anos a EXPOMED retorna e será realizada agora em outubro no Lar Centro de Eventos. É preciso resgatar feitos do passado que projetaram o município e deu certo em Medianeira, como também recentemente a Mostra Folclórica e Cultural. Parabéns aos idealizadores! Só para lembrar que já tivemos Unioeste, Kartódromo, Aeroporto, Festival de Música (este sabe-se que vai retornar) etc…

– Ainda bem que está para ser revogada a lei que proíbe colocar em túmulos de entes queridos flores artificiais no Cemitério Municipal da Paz de Medianeira, datada se 2013 e que só em agosto deste ano 2013 começara ser cumprida. Houve reação dos munícipes e vai ser revogada (acredita-se que seria o único cemitério com essa restrição).

– Quem sabe o Poder Legislativo de Medianeira sugira sim um toque de modernidade e revitalização no cemitério. É só dar uma olhada …no Portal de Entrada que ainda aparece ferro pontiagudo desde do século passado, lixeiras enferrujadas e desgastadas, o calçamento que contornam os túmulos não tiveram continuidade desde da Gestão do Prefeito Bonatto, como também a revitalização do espaço para Celebrações.

LER & PENSAR

+ “Cada ruguinha é sinal de vivência.” Para o pensador André Gardenberg: ”As rugas representam a beleza da passagem pela vida, apagar essas marcas seria rasgar o livro existencial de cada um.”

+ Só que elas representam também, para muitos, a procura por procedimentos estéticos que visam o rejuvenescimento facial. Livre arbítrio…Existem serviços de excelência para esses adeptos.

+ Roubo de celulares até então era ação de vândalos nos grandes centros, agora chega para o interior do país. No Oeste do Paraná já começou. Todo cuidado é pouco.

+ Se por um lado falta gente para trabalhar em Medianeira, faltam também moradias populares. Motivo de continuar a gangorra de entra e sai de empresas de pessoas que por aqui aportam para trabalhar.

+ É oportuno fazer uma comparação da arborização entre a Avenida Brasil de Foz do Iguaçu e Avenida Brasília de Medianeira. Lá as árvores convivem com a fachada das lojas com o maior charme.

+ “Todo esforço tem sua recompensa. Se não puder fazer tudo, faça o que puder.”- a lógica para nosso cotidiano.

+ “Políticos e fraldas devem ser trocados frequentemente e pelo mesmo motivo.”- diz o adágio popular. Mas isso não acontece, tem políticos que não largam a mamata de jeito nenhum…

+ A polêmica sobre o aumento do número de vereadores retorna em Medianeira, anos depois. Vamos aguardar… O que seria urgente é maior divulgação do trabalho dos edis….

+ Já o Congresso está correndo contra o tempo para mais mudanças nas regras eleitorais para Eleições de 2024 que podem só ocorrer até o próximo mês de outubro. É mesmo necessária essa “Mini Reforma Eleitoral diante de tantas prioridades que aguardam votação pelos congressistas?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *