ENTRELINHAS

-O Programa do sistema FAEP/SENAR-PR de 2021 foi um sucesso, mesmo virtual. Até uma categoria ligada às APAE’s participaram. O estranho é que não vimos nenhum aluno na lista da Região Oeste. A dúvida:- Será que as escolas participaram?

-Motoristas pararem nas faixas de pedestres é uma normativa de trânsito. Agora ver alguns folgados a passos de tartaruga e ainda manuseando celular é de perder a paciência…  Como tem o Código de Trânsito para motorizados (que muitos não obedecem) deveria ter orientação também para pedestres. Começar nas escolas…(quem dirige também é pedestre)

-É curioso que em obras da iniciativa privada, todos põem a mão na massa depois das orientações devidas; em obras públicas uns trabalham, outros dão ordem e tem mais quem fiscaliza…

-Relatório global revelou que o fosso financeiro que separa ricos de pobres aumentou durante a pandemia; 10% mais ricos controlam 75% da riqueza mundial; 50% mais pobres com 2% da fatia do bolo. A desigualdade de renda é um problema político e moral da sociedade, mas também um empecilho para o desenvolvimento.

-Louvável as autoridades do Brasil, Paraguai e Uruguai debaterem sobre segurança na fronteira e ampliar mecanismos de cooperação entre os países no enfrentamento aos crimes transnacionais. Mas só isso não basta…tem que combater a origem do crime organizado, do contrabando de armas, plantio e refino de drogas  envolvendo todos os países da América do Sul…(e priorizar a Argentina).   

-Ninguém poderia imaginar que famosos escritórios estão sendo desativados e até leiloados. Essa das empresas adotarem modelo híbrido de trabalhar ou remoto, os escritórios ficaram em desuso ou parte deles. São vendidos os espaços, até móveis, impressoras etc… De fato a pandemia provocou mudanças.

– Mudanças também na forma de se relacionar e em atividades de toda a ordem. Se adaptar, se reinventar é preciso. Muitos setores até se tornaram inviáveis. Entramos na era das lives, redes sociais – essas com força de quinto poder. O que não mudou foi às necessidades do cliente.

-Assistindo o programa “Brasil Visto de Cima” canal 71, pode-se ter uma ideia de número de Estações Ferroviárias que se transformaram em espaços de arte e cultura por este Brasil afora. Há quem diga ter sido um dos maiores obstáculos do desenvolvimento desativar as ferrovias e construir malhas rodoviárias que iniciou na década 60. É preciso começar reverter essa realidade…

-Assaltos a bancos com explosão de cofres, deixou de ser ação de bandidos em grandes centros. Fortemente armados com até fuzis invadem pequenas cidades, pondo em pânico a população. Muitos cidadãos são até reféns. O que assusta são as violentas investidas, denominadas de Novo Cangaço.

-A operação-padrão da Receita Federal dos auditores fiscais no Porto Seco de Foz do Iguaçu causou transtornos na Ponte da Amizade que para passar de um lado para outro passou de 3  horas. Operação também chamada de greve de zelo ou operação-tartaruga- uma maneira dos auditores pressionarem o governo federal para que aprove reajuste da categoria.

 

PARA LER & REFLETIR

-Brasileiro inventa, aumenta e é criativo até em conotação: ”Estão chamando o coronavírus de Lula quando você pensa que já está extinto, ele reaparece”.

-O ano começa com filas de toda ordem para: vacina, teste de Covid, vaga de emprego, por um prato de comida, cestas básicas e material escolar… Até no Ferry Boat Guaratuba- Caiobá….Ponte da Amizade, Aduana Argentina….  

-Como esquecer o prefeito de Medianeira, Adolpho Mariano da Costa, em época de mangas? Foi em sua gestão o plantio dessa fruta pelas ruas da cidade. Imaginou que as frutas seriam até fonte de renda. Só que quase a totalidade rola, rola pelas calçadas e meios-fios…

-E é claro, que em apenas 3 anos como prefeito deixou marcas visíveis e de transformação como do Viaduto Hugo Heinzmann, Fórum, idealizou o Centro Popular de Cultura e trouxe o CEFET, hoje UTFPR.

-Ficamos felizes de conferir que concorrência pública de retomada da construção do Centro Estadual de Educação Profissional do Parque Independência de Medianeira foi oficializada. Obra paralisada desde 2015. Foi este site que divulgou com ênfase o abandono da construção. Valeu…

-Segundo decreto do presidente Bolsonaro, integrantes do governo passam a viajar para o exterior em classe executiva e não mais econômica como havia determinado o presidente Michel Temer. Só que viagem agora pode custar o triplo…

-Observação interessante de uma senhora: antigamente se colocava remendo nos furos das roupas, hoje peças rasgadas viraram moda. Verdade. Só para relembrar, jeans rasgado fora hit ainda nos anos 80 e 90.

-Oportuna a apresentação da Análise da Estrutura Produtiva de Medianeira, divulgada pela assessoria. As opiniões foram esclarecedoras, só faltou o parecer do representante do Programa Oeste em Desenvolvimento que se alinha com todas as ações dos municípios da Região Oeste.  

– Por ser um ano de eleições, candidatos a deputado vão aparecer de todos os lados. Se não houver uma união aqui no Extremo Oeste, não teremos representantes comprometidos de fato com as demandas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *