A história e a memória como patrimônio

Evento organizado através das secretarias de Educação e Cultura e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Unicultura, Unioeste e UFPR, foi um pontapé inicial para a constituição dos acervos da Casa da Memória Roberto Antonio Marin

Aprendemos, discutimos e vivenciamos História, Memória e Patrimônio, em evento realizado no dia 1º de dezembro, no auditório da Prefeitura Municipal de Medianeira. O dia começou com a apresentação do projeto da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, pela Secretária de Desenvolvimento Econômico e Diretora Interina da Casa da Memória, Márcia Hanzen. Ela falou sobre o complexo interativo, que vai abrigar, além da Casa da Memória, a Agência de Empregabilidade, Empreendedorismo e Inovação e o Coworking Space. “Não será um Museu, mas um espaço interativo e tecnológico que irá unir o passado, o presente e o futuro”, salienta Márcia.

Na sequência os presentes assistiram a uma aula da professora do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História na Universidade Federal do Paraná, Roseli Boschilia, que abordou o tema: “Diálogos sobre patrimônio material e imaterial”. Em sua fala, a professora conceituou e desmistificou a ideia que temos de patrimônio, apenas como algo material, tangível, e acrescentou a importância daquilo que não é palpável, mas que também se configura como patrimônio.

Após a pausa para o almoço, o momento mais esperado do dia: três personalidades de Medianeira participaram de uma roda de conversa sobre “Patrimônio, Identidade e Pertencimento”, mediada pela professora Adjunta do Curso de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Carla Conradi e pela jornalista Ana Cláudia Valério. Mirtis Maria Valério, Roberto Fernandes e Teresinha Selinke, pessoas importantes na construção da história e memória de Medianeira, interagiram com o público e demonstram a relevância da Casa da Memória, como espaço de organização e sistematização do nosso passado.

Cada um com a sua contribuição, destacaram a importância da comunidade participar deste momento, dando depoimentos e apresentando documentos, fotos, registros, a fim de preservar a história do nosso município. “O evento teve o objetivo de interação com a comunidade, demonstrando a importância da constituição de um lugar para a memória individual e coletiva de nossa cidade e região, para preservação do patrimônio cultural. Os profissionais que contribuíram para este dia são de diversas áreas de conhecimento, todas trabalhando com foco na Casa da Memória”, afirma a Secretária de Desenvolvimento Econômico.

Se o objetivo era a sensibilização da população, antes mesmo do final do evento, isso já começou a acontecer. Dona Neusa Ana Guidini foi até o evento, munida de várias fotos históricas de sua família, no intuito de contribuir com o projeto que está se iniciando.

Vale ressaltar que todos os materiais recebidos serão cuidadosamente selecionados e vão passar por uma avaliação, sob a coordenação de Angela Cherobim, bibliotecária responsável pelo repositório Digital do Projeto da Universidade Federal, Departamento de História, Direitos Humanos, Cidadania e Violência. Trabalhou na Fundação Cultural de Curitiba no setor da Casa da Memória, onde coordenou projetos de conservação de acervos, implantando a reserva técnica, assim como o banco de dados para catalogação de livros, obras de arte, fotografias e outros documentos de arquivo.

PRESENÇAS – Estiveram presentes no evento as seguintes autoridades: Prefeito Antonio França, Vice-prefeito Evandro Mees, Secretária de Desenvolvimento Econômico Marcia Hanzen, Secretária de Educação e Cultura Clair Rugeri, Diretor da Unicultura Ricardo Trento, vereadora Lucy Andreola, Secretária de Administração e Planejamento Solange de Lima, Secretária de Finanças Marta Fracaro, Secretário de Esportes Scharleston Schomeller, Secretário de Agricultura Sustentável e Abastecimento Sebastião Antonio, Diretor da UTFPR Campus Medianeira, Cláudio Bazzi, Presidente do CODEMED Rita Schieroldt, viúva de Roberto Antonio Marin professora Ivanete Moraes Marin, professores da Rede Municipal de Educação e convidados. (Ana Cláudia Valério/Jornal Mensageiro)

O dia começou com a apresentação do projeto da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, pela Secretária de Desenvolvimento Econômico e Diretora Interina da Casa da Memória, Márcia Hanzen

Mesa de honra com autoridades e palestrantes

Roda de conversa sobre “Patrimônio, Identidade e Pertencimento”, mediada pela historiadora Carla Conradi e pela jornalista Ana Cláudia Valério. Mirtis Maria Valério, Roberto Fernandes e Teresinha Selinke foram os protagonistas

Dona Neusa Ana Guidini foi até o evento, munida de várias fotos históricas de sua família, no intuito de contribuir com o projeto que está se iniciando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *