SUPLENTES RUSCH E BIER DEPUTADOS

Os tradicionais deputados do Extremo Oeste do Paraná Élio Rusch (DEM) e Ademir Bier (PSD), originários de Marechal Cândido Rondon, estão novamente no parlamento estadual e diga-se nunca deveriam ter saído. Por inúmeras legislaturas desempenharam a contento suas funções em defesa da região. Nas eleições de 2018 não atingiram os votos necessários, permanecendo na reserva como suplentes. Com isso, esse pedaço do Paraná ficou praticamente órfão de representatividade, o que caracteriza a falta de união política que nos municípios depende em muito da liderança dos prefeitos, entidades, associações.

Essa região do Paraná tem votos para eleger vários deputados, mas em época de eleições sobrevoam os paraquedistas e fazem acordos com prefeitos, vereadores, lideranças partidárias- cada município só olha para seu umbigo. Essa história se repete a cada eleição, salvo algumas exceções que apontamos: De Marechal Cândido Rondon deputados estaduais Elio Rusch e Ademir Bier e Werner Wanderer  deputado Federal. De Foz do Iguaçu deputados estaduais Sérgio Spada (PMDB), Dobrandino da Silva (MDB), Samis da Silva (MDB), Chico Brasileiro (PSD), Claudia Pereira (PSC) e nas eleições de 2018, Soldado Fruet (PROS). Foz do Iguaçu depois de eleger Sérgio Spada a deputado Federal na década 90, elegeu  em 2018 o advogado Nelsi Coguet, mais conhecido por Vermelho (PSD). Fernando Giacobo que é natural de Pato Branco onde iniciou sua carreira política, ao fixar  residência em Foz do Iguaçu vem representando o município. Ele que está na quinta legislatura Federal. Depois aparece Medianeira que até o presente só elegeu Irineu Mário Colombo (PT) a deputado Estadual em duas legislaturas na década 90 e a deputado Federal em 2002.

RUSCH-Assume uma cadeira no legislativo paranaense após licença maternidade de deputada Estadual Maria Victória (PP). Com vacância do cargo por 180 dias, Elio Rusch tomou posse no final de março como suplente. Ele que já fora deputado Estadual por sete legislaturas.

BIER- Com a morte do deputado Estadual Rubens Recaltti (PSD), devido a um infarto fulminante, Ademir Bier como suplente assume o cargo pela sexta vez, sendo a terceira como suplente.

Com o colégio eleitoral do Extremo Oeste está em tempo de convergir esforços para eleger os próprios representantes, para não continuar mendigando representatividade de outras regiões do estado ou até da capital. Pensar no desenvolvimento macro da região e não cada município se limitar a ação em seus limites geográficos. É preciso pautar esse tema. (Da Redação Mirtis)

Depustados Élio Rusch e Ademir Bier novamente na Assembleia Legislativa do Paraná (Foto: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *