Projetos sociais unem forças e apostam em economia colaborativa

A Escolinha de Skate e a Embaixada Solidária são parceiras de longa data, mas neste ano os projetos sociais foram além para uniformizar os pequenos participantes do Skate.

Os pequenos esportistas parecem voar com leveza pela pista. O trabalho social é uma oportunidade única para muitas das crianças que frequentam a pista de Skate.  O trabalho é fruto da Escola de Skate de Toledo (EST) que oferta aulas da modalidade para crianças sem nenhum custo em Toledo. O projeto está em seu segundo ano de execução e nesta etapa é realizado através do Proesporte, com patrocínio da Copel, apoio do Governo do Estado e Secretária de Esportes. A Central Únicas das Favelas (CUFA/PR) e CBSK Social também são parceiros da iniciativa que encanta os pequenos e fortalece a cultura do Skate, além da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Esportes de Toledo.

Nesta etapa os integrantes do projeto receberam um lindo colete para uniformizar a equipe. O trabalho de confecção e estampa do fardamento foi realizado pela OSC Embaixada Solidária, que é referência nacional no atendimento ao Migrante e ao Refugiado. A instituição acabou de receber o Selo Sesi ODS 2023.  Os projetos sociais sempre interagiram e a ajuda entre eles é constante, mas desta vez apostaram na economia colaborativa para se apoiar. 

ECONOMIA COLABORATIVA – A Embaixada Solidária proporcionou o melhor preço e qualidade para atender ás crianças da Escola de Skate.  O presidente da Associação de Skate, Isaac Souza de Jesus, relata que a escolha pelos trabalhos da Embaixada têm motivos especiais. “É um projeto social que interage muito conosco e trabalha por uma causa nobre. Diariamente muitas pessoas recomeçam suas vidas na Embaixada Solidária e ao contratar um serviço ofertado por eles, mudamos o mundo também. Somos um pelo outro, toda vez que podemos somar forças, fazemos isso e o resultado é o crescimento”, afirma Isaac, sobre a parceria. 

ESTAMPA SOLIDÁRIA –  A Embaixada Solidária recebeu recentemente um conjunto de máquinas que foram doadas pelo Rotary Club Aliança de Toledo e desde então oferta o trabalho de sublimação de inúmeros tipos de materiais, inclusive tecido. A coordenadora do Projeto “Faces, Mulheres pelo Mundo”, Jaqueline Machado, afirma que a cooperação entre os projetos sociais cria oportunidades incríveis. “É emocionante estampar cada coletinho e imaginar que eles vestem sonhos. A criança que está do outro lado sente que tudo foi preparado com carinho e muito profissionalismo para ela. Além disso, o recurso que recebemos da Escola de Skate pela confecção, nos ajuda no atendimento de crianças que vieram de toda parte do mundo e que também sonham com uma vida melhor aqui em nosso país”, declara a coordenadora. 

MUNDO EM RETALHOS – A fundadora da Embaixada Solidária, a jornalista Edna Nunes, conta que o trabalho só foi possível graças a sensibilidade da Escola de Skate que não mede esforços para apoiar a causa e também pelo fato de que recentemente a Embaixada Solidária recebeu das Cooperativas de Toledo, capitaneadas pela Uniprime, uma linda sala de costura. A escritora Fabiana Zielasko doou um utilitário para o Projeto Mundo em Retalhos que possibilita a venda dos produtos e atendimento aos migrantes e refugiados.  Desde sua criação, o projeto recebe auxílio da Itaipu Binacional. “‘Só no último ano recebemos dois dos mais importantes prêmios de Estado e também recebemos a visita de agências da Organização das Nações Unidas (ONU).  Somos frutos da ação colaborativa e cooperativa de pessoas e instituições, como é o caso da Escola de Skate e dos nossos parceiros”, descreveu a jornalista.

UM SONHO REALIZADO – Durante a confecção dos uniformes, a equipe do Skate visitou a Embaixada. Além do presidente, professores e alunos, Mariana Gouveia também aproveitou a oportunidade para participar do momento histórico de cooperação entre as duas entidades. Mariana atua na gestão da EST e é responsável pela captação de recursos financeiros das duas entidades. Nos últimos anos alcançou excelentes resultados para ambas. “Eu me emociono, pois quando estamos escrevendo um projeto e defendendo ele com toda a nossa força é inevitável imaginar a alegria de ofertar uma oportunidade tão linda para tantas pessoas. Quando recebemos uma resposta positiva de um apoiador ficamos felizes e temos a certeza que vamos transformar valores em lindas oportunidades, multiplicando seus efeitos sociais”, comemora. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *