PONTE DA AMIZADE 60 ANOS DE INTEGRAÇÃO

A Ponte da Amizade entre Foz do Iguaçu (Brasil) e Cuidad del Leste (Paraguai) é símbolo de relações de amizade, integração dos povos na economia e na cultura. Idealizada pelo presidente Juscelino Kubitschek e presidente Alfredo Stroessner em 1956 e inaugurada em 1965, conforme registra a placa que dá identidade ao mirante localizado na aduana brasileira – entrada da ponte.

Mirante do ato inaugural em 1965

Transcrevemos a escrita da placa para facilitar a leitura:

A PONTE DA AMIZADE

Ligando o Brasil e o Paraguai, inaugurada em 27 de Março de 1965, com a presença do Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, Marechal Humberto de Alencar Castelo (Branco e do Presidente da República do Paraguai, General Alfredo Stroessner, aviva a confiança e reitera a amizade de dois povos, abrindo caminhos mais amplos para o futuro do continente.

MURAL TEMÁTICO

Em comemoração aos 60 anos da Ponte da Amizade foi revitalizado o mirante e emoldurado um mural temático na passarela para pedestres- de 120 metros- pelo artista Igor Izy sobre a preservação de biodiversidade de Foz do Iguaçu como onças pintadas e pardas que se misturam com as Cataratas do Iguaçu e consagra também Santos Dumont, responsável pela intermediação da criação do Parque Nacional do Iguaçu. Complementa visuais da Itaipu, bandeiras dos países da Tríplice Fronteira Brasil-Paraguai-Argentina e rostos de etnias indígenas, negras e brancas. (Da Redação MirtisTexto/Fotos e Pesquisa)

Visuais do mural temático

                                                                                   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *