PERU E SUAS ATRAÇÕES…

Conhecer Machu Picchu e outras atrações do Peru é fazer uma aventura cultural e de conhecimento do legado do Império Inca, avaliar a invasão espanhola e comprovar a presença da Igreja Católica com suas inúmeras igrejas e conventos. A tradição milenar se mescla com o moderno num país que já completou seu bicentenário de independência. Apontamos algumas preciosidades dessa viagem inesquecível e ao mesmo tempo desafiadora.

Machu Picchu encravada estrategicamente entre os Andes e Amazonas é uma obra de arte a céu aberto. Arquitetura e engenharia em perfeita harmonia com a natureza. Também chamada de “Cidade Perdida dos Incas” é um sítio arqueológico que foi declarado em 1983 pela UNESCO como patrimônio Cultural da Humanidade. Já em 2007, ele foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo.

A cidade Inca fora constituída de casas, praças, santuários, templos, cemitérios e equedutos para conduzir água. Possuindo também terraços em degraus (foto) para o desenvolvimento da agricultura. Vale ressaltar que a civilização Inca foi dizimada pelos conquistadores espanhóis, mas como era de pedra resistiu e hoje as ruínas se tornaram atrativo mundial.

A cidade de Cusco fundada em 1534 está distante de Machu Picchu 74,7 km e de Lima a 1.10333,9 km. É uma cidade sui generis, mistura o passado com o presente. O passado está visível nas construções de pedra- uma arquitetura Inca que respeitava a natureza e aplicava a engenharia orgânica. Suas estruturas se adaptavam a topografia do terreno, como se observa nessa rua. Os muros tem uma inclinação, como também as portas e janelas com intento de ter mais resistência a terremotos.

Com a invasão espanhola em Cusco foram destruídos diferentes recintos sagrados do Império Inca como Qoricancha, dentre tantos outros. No lugar, na primeira metade do século XVI foi edificado o templo Santo Domingo que se transformou em convento. Por ser atingido por terremoto em 1650 e 1950 o convento foi reconstruído e remodelado com o apoio da UNESCO, preservando as diferentes escavações arqueológicas.

A Catedral de Cusco é um monumento destaque da América Latina, sua estrutura em estilo renascentista, sua planta interior tem a forma de uma cruz, composta de três naves. Foi construída sobre uma área de 4.000 m² e foi concluída em 1654. A Catedral da Virgem Assunção guarda um suntuoso número de obras de arte como esculturas revestidas de ouro ou prata, além de uma série de pinturas coloniais dos séculos XVI, XVII e XVIII.

Porta de Sacsayhuaman está ao norte da cidade de Cusco a uma altitude de 3555 metros. É uma fortaleza de pedra muito charmosa com  janelas  grandes. As pedras estão ajustadas uma nas outras. Hoje tem menos de 25% do que foi o esplendor, devido que grande parte das pedras utilizadas para construir igrejas, monastérios e casas coloniais. Mas apesar de tanta destruição, segue mostrando sua grandeza e imponência. Para construir esses centros arqueológicos, centenas de homens trabalhavam e até correntes de 150 trabalhadores para remover e colocar pedras maiores como na imagem.

O Valle Sagrado dos Incas é composto por numerosos rios que descem por pequenos vales, possui numerosos monumentos arqueológicos e povoados indígenas. O principal rio Urubamba se situa a 35 km de Cusco, cerca de 3000 metros acima do nível do mar. Ipressiona pela preservação e pela história visível. O desafio foi dominar a coordenação entre geografia e os distintos microclimas mediante um desenho arquitetônico de experimentação e investigação agrícola. Um exemplo de produção.

Convento de Santa Catalina de Sena, fundado em 1601, construído sobre a sede do templo das virgens do sol. As monjas vinham de famílias nobres para viver enclausuras, se dedicando ao espiritual em missão evangelizadora e artesanato. Chegou a ter mais de 25 internas, aos poucos foi diminuindo e hoje permanecem somente quatro que vivem isoladas do mundo. O convento forma um complexo que se soma igreja e museu, a 100 metros da Praça das Armas e da Catedral de Cusco, onde estão expostas para visitação relíquias e peças históricas do claustro monástico. No local, viveu Ana de Los Angéles Monteagudo, a ela se atribuiu muitos milagres e foi beatificada em 1985, pelo papa João Paulo II.

A Basílica Catedral de Lima é a maior igreja do Peru, localizada no centro histórico da capital. Está incluída como Patrimônio da Humanidade. Seu estilo é neoclássico e as duas torres altas em formato de espiral com telhados de ardósia. Em seu interior um museu, que conserva obras artísticas de época colonial. Suas treze capelas são esplendorosas. Em uma delas estão os restos mortais de Francisco Pizarro que entrou para a história, como ”o conquistador do Peru”, tendo submetido o Império Inca ao poderio espanhol.

Miraflores é um dos 43 distritos que formam a Província de Lima, situada na zona costeira do Peru.  Graças aos seus lindos parques e bela vista panorâmica ao mar, é o distrito mais procurado e visitado por turista. Sua proximidade ao Pacífico, com casarões antigos que coexistem intercalados com edifícios modernos e sítios arqueológicos, além de um privilegiado calçadão beira-mar, sobre as falésias. Uma praia para visitação e apreciar as belezas, pois o mar é violento e a água é gelada. Mesmo assim, o fluxo de pessoas impressiona…  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *