PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU, REMEMORA SUA HISTÓRIA

O Parque Nacional do Iguaçu completou 78 anos dia 10 de janeiro e brindou com visitantes e todos os admiradores da natureza a data, relembrando passagens históricas épicas e líricas. Nos seus 185 hectares se concentra o maior remanescente de mata atlântica do Sul do País onde se localiza a Cataratas do Iguaçu- faz desta unidade de conservação, o segundo mais procurado do Brasil, perdendo só para o Parque Nacional da Tijuca, que abriga o Cristo Redentor. Faz divisa com a Argentina e já foi quintal de tribos indígenas como “Caigangues” e visitada pela primeira vez pelo desbravador espanhol Álvar Núñes Cabeza de Vaca ainda no século XV. Outro estrangeiro que também fez história foi o uruguaio Jesús Val, o qual fora proprietário de parte das terras, até o aviador Santos Dumont em 1916 conhecer a região e se surpreender que o espaço maravilhoso  pertencia a um particular. O Pai da Aviação foi o responsável em intermediar a desapropriação junto a autoridades do Paraná, acabou fazendo uma aventura, seguiu até Guarapuava à cavalo, depois seguiu de carro e de trem até a capital do estado, onde chegou nove dias após ter deixado Foz do Iguaçu. E 08 de maio de 1916 Santos Dumont sugeriu a desapropriação da área e a criação de um parque, que acabou acontecendo anos depois pelo Decreto 1.035 de 1939, assinado pelo Presidente da República Getúlio Vargas, que delimitou a área. Hoje atraindo visitantes do Brasil e turistas do mundo-uma infraestrutura ímpar reforça o espetáculo das quedas das Cataratas.

DISTINÇÃO- Em 17 de novembro de 1986, o PNI recebeu a distinção da Unesco de Patrimônio Natural da Humanidade.

BIODIVERSIDADE-A biodiversidade da fauna é exemplar, foram registradas 257 espécies de borboletas, mas estima-se que tem cerca de 800, mamíferos catalogados 15, anfíbios 12, serpentes 41, lagartos 8, peixes 18 e 200 espécies de aves. Quanto a flora, o PNI abriga a mais importante área de floresta Estacional Semidecídua do País. Esta floresta cobria 94.000 km2, praticamente metade do território do Estado e hoje se reduz a pequenos fragmentos, dos quais o PNI tem o maior e melhor conservado.

LINDEIROS- No Brasil o Parque Nacional do Iguaçu confina com 11 municípios Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Capitão Leônidas Marques e Capanema denominados de Lindeiros

MARAVILHA- As Cataratas do Iguaçu são uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza. O título foi conquistado em 11 de novembro de 2011, por meio de concurso internacional promovido pela Fundação NW Seven  Wonders. A magnitude dos 275 saltos d’água contagiou o mundo e deu o título atrativo.

ESTRADA DO COLONO-O fechamento da Estrada do Colono que passava pelo Parque Nacional do Iguaçu, num trecho de 17,6 km cortou os laços da colonização do Oeste do Paraná com o Rio do sul e Santa Catarina. O fechamento ocorreu em 1986 pelo Ministério Público Federal, face a uma ação de ambientalistas liderada pelo iguaçuense  Arnóbio da Silva por ter o governo, na época, anunciado o asfaltamento do percurso como continuidade da PR-495 em área de preservação ambiental permanente sem a devida autorização.

CONSEQUÊNCIAS- A população inconformada com o fechamento reabriu a estrada ilegalmente em 1997, até que , em 2001, uma ação envolvendo o Exército, a Polícia Federal e o Ibama deu cumprimento à ordem judicial do TRF da 4 Região que resultou no fechamento definitivo, o que causou um estrangulamento econômico em especial para Medianeira, Serranópolis do Iguaçu e Capanema. Além de aumentar a distância entre as origens da colonização.

MOBILIZAÇÃO- Houveram mobilizações da sociedade organizada, apresentado projetos alternativos até de passarela, túneis sobre o percurso, sem resultado e a estrada continua fechada. O assunto só retorna em época de eleições estadual e federal.

RECOMPENSA-Com o objetivo de propiciar alternativas de desenvolvimento à região, especificamente mais para Capanema, o governo do Estado inaugurou em 1994, a Ponte Internacional sobre o Rio Santo Antônio- uma ligação rodoviária com a Argentina. Outra saída,  uma rota turística está sendo tabulada que seria Ciclovia Beira Parque  que ligaria Cascavel a Foz do Iguaçu- trajeto histórico para valorizar  “ Estrada Velha de Guarapuava”.O Municípios Lindeiros ainda esperam muito mais recompensa.

INDAGAÇÃO- Até hoje as autoridades ambientais ainda não evidenciaram com clareza do porquê que em Foz do Iguaçu o acesso às Cataratas é realizado dentro do Parque Nacional, em percurso asfaltado e todo o entorno explorado para o turismo.

O importante mesmo é termos essa reserva com toda sua biodiversidade e encantar turistas com a maravilha das Cataratas do Iguaçu- um dos principais atrativos naturais do mundo. Vamos aguardar que um dia  a Estrada do Colono possa ser reaberta de uma maneira que o homem possa conviver com o espaço de forma harmoniosa. Não podemos perder a esperança.

*Da Redação Mirtis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *