ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM ALGACIR MUNHAK

A celebração eucarística da Ordenação Episcopal de Dom Algacir Munhak  CS Bispo de São Miguel Paulista SP, deu-se na Paróquia São Cristóvão de Cascavel, em 17 de dezembro, tendo como Bispo Ordenante principal Dom Odilo Scherer Arcebispo Metropolitano de São Paulo, acompanhado de outros bispos ordenantes que se somaram aos Arcebispos, Bispos, Presbiterianos, Diáconos, Religiosas, Religiosos, seminaristas e vocacionados, autoridades, convidados vindos de várias partes do Brasil. Em especial os familiares de Monsenhor Algacir, os paroquianos da Comunidade de São Cristóvão e da comunidade N. Sra. de Fátima de São João D’Oeste, onde Mons. Algacir nasceu que se emocionaram durante toda a celebração.

A nomeação deu-se de acordo com as normas da Igreja Católica, alimentada pelas palavras da Sagrada Escritura. Padre Algacir foi escolhido pelo Papa Francisco, sendo um chamado de Deus para ser bispo, o qual terá de cumprir a missão com fé e sabedoria na condução de suas ovelhas.

O cerimonial seguiu o protocolo começando com o propósito do Mons. Algacir de assumir o Ministério Episcopal, seguindo imposição das mãos pelos bispos sobre o ordenado, unção com o óleo do crisma e entrega do livro dos evangelhos. Seguindo a entrega das insígnias episcopais: anel episcopal, mitra e báculo em sinal de serviço pastoral. Finalizando, a acolhida do novo bispo ao Colégio Episcopal com o qual ele construirá a Comunhão na Igreja de Cristo. Momento especial se seguiu com benção de Dom Algacir à assembleia, o qual percorreu toda a igreja cumprindo a vontade de Deus. (Da redação Mirtis/Pesquisa)

Imposição das mãos

Imposição do Livro dos Evangelhos por Dom Odilo

Entrega do anel episcopal pela mãe Joana, filho Alésio e sobrinha Ana Paula

Recebendo o báculo, sinal de serviço pastoral

Acolhida do novo bispo por Dom Odilo

Benção do bispo neo ordenado à assembleia

Bispo Algacir com a mãe Joana e os irmãos Alésio, Otilindes, Marli e Geneci

 

*Dom Algacir Munhak nasceu em São João D’Oeste, distrito de Cascavel filho de Albino Munhak (in memorian) e Joana Koprochinski Munhak, tendo irmãos Alésio, Otilindes, Marli, Geneci e Marislei. Entrou para o seminário em 1979 na congregação dos Missionários de São Carlos, Scalabrinianos. Após cursar Filosofia foi enviado para o Instituto Teológico Scalabriniano de Roma onde fez Bacharelado e Mestrado em Teologia. Em 1996 recebeu Ordenação Sacerdotal e atuou como Capelão, Diretor Espiritual, Reitor e outros cargos importantes em seminários e organismos no Brasil, Chile, Colômbia, Argentina, Paraguai, Peru e Uruguai. Desempenhou com grandeza até o momento de sua nomeação como Bispo da Diocese de São Miguel Paulista SP, pelo Santo Padre o Papa Francisco.     

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *