MEU OLHAR…

Essa imagem foi captada no dia das eleições do primeiro turno, até o cão ficou indeciso e parou no meio da rua. Não sabia se ia para direita ou esquerda. Os resultados todos tem conhecimento. Nesse segundo turno não há como prever quem vencerá para presidente. A disputa segue acirrada. Está polarizada. Os candidatos representam opiniões opostas. Se por um lado Lula conquistou seis milhões de votos a mais no primeiro turno, Bolsonaro dispõe da máquina administrativa. Vamos aguardar até 30 de outubro…Se não tivesse sido alterado o texto original da Constituição de 1998 pela emenda nº 5 de 1994 que diminuiu de cinco para quatro anos o mandato do poder executivo e oficializou a reeleição, não teria segundo turno no Brasil. Se evitaria atitudes eleitoreiras de quem está no poder, gastança e mobilização nacional.

 

Dia desses nos deparamos com o casal Rafaeli e Adilson Fajardo com os filhos Victor e Nicolas a sombra do bosque que margeia a Rua Amapá, no perímetro urbano de Medianeira. Bosque que faz parte da quadra onde se localiza (Rua Espírito Santo) o Fórum Eleitoral, Biblioteca Cidadã, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e em construção Conselho Tutelar.  Segundo eles, o local está servindo para lazer dos moradores do Alto do Bosque. No entanto, o espaço (por existir cerca proibindo o acesso ) foi solicitado pelos moradores junto ao poder público municipal para que dote a área de 6.000 m² em um local de fato de lazer. De pronto o pedido foi aceito (impedindo assim invasões e satisfazer os moradores) e já foi elaborado projeto para tornar público com equipamentos adequados como bancos, parquinho infantil etc… (respeitando a arborização por ser reserva ambiental). Oportuno relembrar, que essa quadra fora definida pelo prefeito Ivo Antonio Darolt entre 1983/1984 para construção de um Centro Administrativo, centralizando os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Uma ideia que inicialmente foi contestada pelos moradores para não ser desmatado o espaço e se perdeu no tempo ao ser construído o Fórum Judiciário pelo prefeito Adolpho Mariano da Costa.

 

Quem passa pela Rua Rio de Janeiro, na quadra acima da UBS Centro de Medianeira, encontra esse belo espetáculo de Ipê- Amarelo. Encanta pela floração nessa época do ano. Árvore muito utilizada no paisagismo, podendo ser considerada uma das mais belas espécies para arborização. Costumam florescer assim que termina o inverno. Conta uma lenda que quando Deus estava preparado o mundo, reuniu-se com todas as árvores e pediu que cada árvore escolhesse a época que quisesse florescer para embelezar a terra. O Ipê- Amarelo escolheu a primavera. Além da beleza, a árvore tem propriedades medicinais que podem ser extraídas da casca, das folhas, dos ramos e das flores; como também sua madeira é muito usada na fabricação de pisos e na produção de móveis.

Nesse período de contínuas chuvas e até tempestades, até nuvens surpreendem. Essa escura apareceu dia desses no horizonte de Medianeira (direção Missal). Flagramos a imagem que parecia um tornado. Ainda bem que só parecia… Não demorou para cair muita água. Sabe-se que o Brasil é um dos países mais propícios para formação de tornados, perdendo apenas para os Estados Unidos e Argentina, pois o país faz parte dos tornados da América Latina. Vamos torcer para que seja apenas teoria. Na foto, se visualiza um retalho da área urbana da cidade e a BR-277 que passou a ter cada vez mais tráfego intenso de caminhões.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *