MEU OLHAR…

Ao constatar o andamento da obra da nova sede administrativa da Sicredi Vanguarda,  surpreende o estágio de construção. Localizada na Avenida 24 de Outubro às margens da BR-277, em terreno de 40 mil metros quadrados que possibilita além da obra de 15 mil metros quadrados com sete pavimentos, espaço para paisagismo o que encantará associados e visitantes. O projeto contempla inúmeras tecnologias, como autossuficiência energética e reutilização de água pluvial. O empreendimento foi apresentado em evento especial da cooperativa em 2021, com previsão de conclusão, em 17 de novembro de 2023 no aniversário dos 40 anos da cooperativa.  

A nova Catedral Nossa Senhora de Guadalupe de Foz do Iguaçu localiza-se na Vila A de Itaipu, num dos pontos mais elevados da cidade. Lançada pedra fundamental em 2003, hoje passou a ser um atrativo pela originalidade e conotação de sua estrutura. O que chama atenção é o formato similar a uma cruz grega (braços do mesmo tamanho). Conforme descrição do TURISTÓRIA, numa pontas da cruz está o altar e as outras homenagens às padroeiras dos países da tríplice fronteira: Nossa Senhora Aparecida do Brasil, Nuestra Señora de Caacupé do Paraguai e ao sul Nuestra Señora de Lujan, voltada em direção da Argentina. As três faces simbolizam a igualdade entre os povos que vivem nessa fronteira.

Coral e Grupo Sinfônico

O Coral SOS Vida, sob a regência da maestrina Cleci Luft encantou com a exibição musical de  Pompa e Circunstâncias de Edward Elgar, Como uma Onda do Mar de Lulu Santos e Hino de Medianeira de Ivã Ramon do Amaral e o Grupo Sinfônico do CPC Arandurá regido pelo maestro Samuel Rodrigues dos Santos executou Never Gonna Give  You Up de Rick Astley, Cheap Thrills de Sia e Tarantela Napolitana, originária da Itália, no lançamento de projetos da Casa da Memória Roberto Marin e Agência de Empregabilidade e Empreendedorismo na festiva dos 62 anos de Medianeira. Momento em que o público pode apreciar a exposição Histórica Memória Fragmentada- uma parceria entre  Administração Municipal, Jornal Mensageiro e Revista Mosaicos.

É comum se ver varais de rede, toalhas e outros produtos em ruas de cidades da região, como em várias cidades do país. Em São Bento (PB) são fabricadas as redes e as toalhas em Caicó (RN). Como a produção é em grande escala, além de abastecer os pontos comerciais e atender o mercado externo, vendedores ambulantes percorrem o Brasil. Vão de cidade a cidade, estendem um fio e formam uma exposição de produtos. Para chegar até a nossa Região Oeste do Paraná, viajam cerca de 3.500 km, em média levam 48 horas. O que chama atenção nesse período eleitoral são as toalhas estampadas com os dois principais concorrentes a presidência com a inscrição Bolsonaro “Brasil, acima de tudo. Deus acima de todos” e Lula “Pro Brasil voltar a sorrir”. Ficamos curiosos para saber qual a toalha é mais vendida. Vendedor foi pronto na resposta: “a disputa é acirrada”. A diferença na venda de uma ou outra é mínima, dependendo da cidade. E mais curiosos ainda ficamos para saber quem vai tomar banho se enxugando, passando no corpo a estampa de Bolsonaro ou de Lula?

*Da Redação Mirtis Texto/Fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *