GRUTA NOSSA SENHORA DE TODAS AS GRAÇAS

Quando foi projetado o Parque Ecológico, Histórico e Recreativo dos Pioneiros, a Gruta Nossa Senhora de Todas as Graças fazia parte do complexo bem na queda do Rio das Lavadeiras, aproveitando as rochas. Este rio faz parte da história de Medianeira e foi nele que as primeiras moradoras lavavam roupa sendo esta a origem do nome. Na época, os tanques da Rua Rio de Janeiro se tornaram famosos pelo número de lavadeiras que na segunda-feira carregavam balaios ou trouxas nas costas  e enquanto lavavam a roupa, colocavam em dia as novidades do final de semana, conta o colonizador Pedro Soccol no livro Resgate da Memória de Medianeira coordenado por Hilegarde Maria Rohde e Elza Biesdorf. O curioso é que as vertentes desse rio surgiam próximo da Rodoviária de hoje, ia descendo e quando chegava à Rua João XXIII, esquina com a Rua Rio de Janeiro formava o rio que era aproveitado pelas lavadeiras, nos informou o morador de Medianeira, há 60 anos, Sérgio Alberto Martinelli. Depois veio a urbanização e o rio foi canalizado até a Rua Alagoas; da Rua Alagoas até a Av. 24 de Outubro continua a céu aberto. Da Av. 24 de Outubro passou pela BR-277 e da outra marginal da  Av. 24 de Outubro canalizado, desembocando na continuidade da Rua Rio de Janeiro em propriedade particular, pertencente  ao empresário Edimar João Antoniello (Careca). Com orientação do IAP canalizou o Rio das Lavadeiras até o encontro com o Rio Alegria, como também preserva toda a margeante. Assim o Rio das Lavadeiras passou a ser um afluente do Rio Alegria, canalizado. A gruta não se tornou realidade, mas a história do rio teve um final feliz. O curioso também é que o Rio das Lavadeiras na área urbana, mesmo canalizado, tem percursos que se houve o som de suas águas, em saudação às lavadeiras do passado.

Queda do Rio das Lavadeiras depois da travessia da BR-277 e Av. 24 de Outubro, antes de ser canalizado até o Rio Alegria. Neste local seria a Gruta Nossa Senhora das Graças. (Foto: Revista Mosaicos)

(Foto: Cleverton dos Santos)

Queda do Rio das Lavadeiras no Rio Alegria depois de canalizado (Foto: Cleverton dos Santos)

Um dos percursos do Rio das Lavadeiras ainda não foi canalizado-da Rua Alagoas a Av. 24 de Outubro (Foto: Revista Mosaicos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *