Expomed’s foi uma visão promissora

Ao fazer uma retrospectiva das 13 Exposições(1) realizadas em Medianeira batizadas de Expomed de 1979 a 2003, não poderíamos deixar de relembrar o primeiro parágrafo do editorial da revista Mosaicos n° 9 que justificou a primeira exposição, sob a liderança do empresário Ivo Antonio Da Rolt apoiado pelo poder público, Acime, classe empresarial e cooperativas. “Quando uma comunidade junta talento, iniciativa, criatividade, esforços e ações em torno de um objetivo único sua concretização com êxito é uma consequência”. E pode-se dizer que no percurso das exposições, os princípios foram os mesmos, adaptando-se a realidade do momento e sempre sucesso, muito além das perspectivas.

Não demorou em surgir a possibilidade de ter instalações próprias e permanentes, já que a 1ª exposição fora realizada nos Armazéns da Perdigão e a 2ª edição mais voltada para –  suinocultura para a incentivar o setor já que a Sudcoop reativara a Frimesa nas imediações da hoje Escola Semiramis de Barros Braga, em 1981. E foi em 1982 que Ivo Da Rolt como Prefeito definiu como prioridade construir o Parque de Exposições – um projeto arrojado localizado em uma área de 5 alqueires próximo ao Distrito Industrial e CTG Sentinela dos Pampas, orçado na época em mais de 121 milhões de cruzeiros.

Todos os esforços foram envidados e o Parque de Exposições ficou pronto para a 3ª Expomed realizada em julho de para 1985. Ao ser inaugurado para o evento, o parque levou o nome de Tancredo Neves. A partir dessa edição as Expomed’s passaram a ser referência regional, exigindo da Comissão Organizadora Central cada vez mais profissionalismo. Tanto é que, na 9ª edição se realizou até “Rodadas de Negócios” afins em maio de 1999; na 10ª teve um viés internacional com participação de empresas de países do Mercosul em outubro de 2001 e a 11ª denominada de Exposição Tecnológica, Empresarial e Agroindustrial de Medianeira realizada em outubro de 2003 – que encerra o ciclo das exposições no local. A partir desta data, o Parque de Exposições Tancredo Neves

passou a servir para outras finalidades até brotar a ideia de implantar um Parque Científico Tecnológico face importância que os parques vem demonstrando no desenvolvimento das regiões, essencialmente aquelas que contam com a presença de universidades parceiras, como é o caso de Medianeira. A possibilidade é real. Uma parceria entre a UTFPR-Campus Medianeira e Poder Público Municipal foi formalizada e avança. O parque será referência em inovação e tecnologia, voltado pesquisa.  (Da Redação Mirts)

  1. Por referência declinamos a data das outras Expomed’s; 4ª Expomed realizada em julho de 1987; 5ª Expomed em julho de 1989; 6ª Expomed em julho de 1990; 7ª Expomed em novembro de 1991; 8ª Expomed em outubro de 1995 – todas as edições revestiram-se de sucesso de negócios, projeção de Medianeira, participação de visitantes que se deliciavam com as opções de compra, gastronomia e diversão de shows nacionais.
  2. No ano 2000, sob a responsabilidade da Associação Empresarial de Medianeira – Acime se origina a FEMULT – Feira Multisetorial de Negócios, Gastronomia, Cultura e Responsabilidade Sócio-Ambiental no Centro de Medianeira de forma tímida com o objetivo de desovar ponta de estoque e aos poucos foi tomando forma na tentativa de mostrar as potencialidades de Medianeira. Até conseguiu, relativamente, mas nunca chegou a expressar a força empresarial e econômico do município. A última edição realizou-se em 2012 – uma pausa “inteligente” para repensar o evento. Tanto é que, neste 2016, a Femult surge com nova formatação e será realizada dias 03, 04, 05 e 06 de novembro no Centro de Eventos da Lar, mantendo o perfil multisetorial. (Fonte:Revista Mosaicos Contemporânea)

PARQUE DE EXPOSIÇÖES – Neste local foram realizadas Expomed’s de 1982 a 2003.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *