ENTRELINHAS (38)

-No decorrer do aniversário de Medianeira que completou 61 anos em julho, muitas lideranças fizeram apontamentos quanto ao futuro do município na imprensa local, como no avanço tecnológico, sistema cooperativista, educação, saúde, agronegócio, indústria, comércio, prestação de serviços.

-Tudo certo. Têm as melhores perspectivas. E quanto à infraestrutura para fazer frente a este crescimento está sendo planejado? Ficou a desejar, no que se refere ao sistema viário, mobilidade urbana, estacionamento regulamentado, abastecimento de água, moradia popular, transporte coletivo, urbanismo, paisagismo, meio ambiente, cultura, lazer…

-Quem vai decidir se as Cataratas do Iguaçu pertencem ao Estado ou União é o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) com sede em Porto Alegre (RS). Uma demanda judicial discute, desde 28 de setembro de 2020, uma retificação de registro de imóvel feita em cartório de Foz do Iguaçu.

-A demanda no TRF4, é resultado de uma decisão de 2012; quando o governo do Paraná comprovou por documentação e registro de escritura pública lavrada em cartório de Foz do Iguaçu, ser proprietário de uma área de quase 11 milhões de m² – de um total de 17 milhões de m² do PNI. A metragem inclui boa parte dos pontos turísticos como as Cataratas e o hotel próximo às quedas. Vamos ver no que vai dar?

-Se as cidades continuam priorizando veículos, àqueles seres barulhentos, devemos questionar o poder público para inverter essa prioridade e tornar as cidades um espaço também para o cidadão…

-Hidrovia Tietê-Paraná foi aos poucos diminuindo o transporte de cargas, face o baixo volume de água. Está em vias de paralisar em função também da necessidade de reservar recursos hídricos para geração de energia, o que vem causando impacto no escoamento de produção agrícola dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e parte de Rondônia, Tocantins e Minas Gerais.

– E mais, vem encarecendo o transporte que passa ser rodoviário. Comparativo: Um comboio de quatro barcaças conduzido por dois motores equivale a 200 caminhões com 220 motores. Isso converge para o aumento do preço dos produtos, além de gerar desemprego dos trabalhadores da hidrovia.

-Após ser aconselhado a renunciar, Hamilton Mourão segue no governo “até o fim”. O vice- presidente comunicou nas redes sociais que é abordado por pessoas em viagens que dizem que votaram na chapa Bolsonaro-Mourão por confiar nele. “Em respeito a essas pessoas e a mim mesmo, pois nunca abandonei uma missão, não importa as intercorrências, sigo neste governo até o fim”, disse.

-Sobre a educação do Brasil:- Segundo os resultados do PISA- Programa Internacional de Avaliação de Aluno divulgados em 2020 coloca as escolas particulares de elite na 5ª posição do ranking mundial. Já o resultado isolado de escolas públicas estaria na 60ª posição abaixo, entre 79 países. Em primeiro está Cingapura, seguido de Hong Kong e Coreia do Sul. Na última posição está Gama.

-A disparada dos preços dos alimentos, energia, água, combustível, remédios está afetando o orçamento das famílias. E mais desemprego e insegurança alimentar para muitos brasileiros. É momento de união nacional e não de enfrentamentos.   

PARA PENSAR & REFLETIR

-Só para esclarecer: A CPI só investiga, não julga. Encaminha tudo para o Ministério Público.

– Saiba que nós somos os autores de nossa história…(nem sempre nos damos conta).

-Tem cidades que ao invés de multa para os organizadores de festas clandestinas, a tarefa de trabalhar 8 horas, aos domingos nos cemitérios….

-Reforma trabalhista só se justifica fazê-la, se primar pela justiça de aproximar salários entre funcionalismo público e iniciativa privada.

-Ah! E não esquecer… da reforma salarial dos poderes executivo, judiciário e legislativo, reduzindo também privilégios de viagens, gasolina, moradia etc…

-Depois de certo tempo, cada um é responsável pela cara que tem…

-O país mais bem colocado da América do Sul em leitura é o Chile, em 43º do ranking geral, seguido de Uruguai e Costa Rica. O Brasil surge na 57ª posição.

-Pela primeira vez desde 1912, dois competidores do atletismo dividem medalha de ouro em Olimpíadas, Mutaz do Catar e Gianmarco da Itália, depois do empate em salto de altura. O gesto comoveu e simboliza o ‘espírito olímpico’.

-Presidencialismo de conflito é um método de governar de imprevistos e gera instabilidade.

-General Luna e Silva não se viu mais falar dele, depois que foi para a Petrobras…

-Como pode alguém duvidar de urnas eletrônicas se foi eleito por elas?

-Toque de modernidade em cidades só se faz com urbanistas e paisagistas…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *