ENTRELINHAS

– A força empregatícia das 640 empresas associadas da Associação Empresarial de Medianeira (ACIME) estão assim setorizadas:-  o comércio gera 2.200 empregos, prestação de serviço 2.500 e a indústria 8.600 empregos. O que totaliza 13.300 empregos diretos. Esse montante de empregos somados aos demais setores converge para que Medianeira se posicione entre as 10 cidades com maior geração de empregos no Paraná no ano de 2018.

– Reflexiva a frase do deputado Estadual Élio Rusch ao encerrar suas ações no legislativo paranaense depois de 42 anos seguidos de mandatos (sete legislaturas no Paraná) e que muito fez pela Região Oeste: “Nosso cargo é passageiro, mas nossos atos e realizações permanecem. Devemos pensar e trabalhar para as próximas gerações”.

– Muitos questionamentos no recente Fórum Econômico Mundial de Davos. Dentre eles a desigualdade social que se arrasta por séculos. Imaginem das 26 pessoas mais ricas do mundo equivale hoje à mesma riqueza dos 3,8 bilhões mais pobres, que somam 50% da humanidade, segundo dados da organização não governamental Oxfam.

– É de surpreender! A revista Forbes publicou as pessoas mais ricas do mundo e o Brasil não fica de fora. Tem um brasileiro que está no topo da lista mundial, ocupando o 22ª posição é Jorge Paulo Leman dono das Lojas Americanas, Ambev, Gera Venturi, dentre outros tantos negócios no país e no exterior. De personalidades no Brasil é a Xuxa. No Google conferir os demais.

– A revista Forbes só pesquisa de países, mas seria curioso apontar os mais ricos do Paraná, da Região Oeste e até de municípios. Muita gente poderosa com patrimônio que deixa dúvidas da origem. Como dizia minha vó: “Crescem como pão-de-ló”.

– Quem diria que Capanema (PR) recebesse autorização do ICMBIO para uso público dos potenciais turísticos do Parque Nacional do Iguaçu. Serão atividades dentro do parque sob a responsabilidade da empresa Macuco Ecoventura.  Abre-se assim uma luz depois do fechamento da Estrada do Colono. A de se perguntar: -Está previsto alguma autorização para Serranópolis do Iguaçu?

– Reforma Trabalhista tem que primar pela justiça, pela igualdade entre o funcionalismo público com os da inciativa privada, respeitando as devidas proporcionalidades. Vejam, hoje o déficit com o setor público chega a 77 bilhões para apenas 980 mi beneficiários; por outro lado o setor privado tem 29 milhões de aposentados para um déficit de 150 bilhões.

– Se a multinacional Vale que ultrapassou  em 2018 o Itaú e a Petrobrás e passou a ser a segunda maior empresa do Brasil, ainda não aprendeu que negócio não é só o econômico, mas também sustentabilidade e o social.

– Essa ninguém esperava… O senador Alessandro Vieira (PPS-SE) protocolou pedido para investigar o Judiciário. Diz ele que a proposta é abrir a “caixa preta” do judiciário- poder que ainda se mostra inatingível. O senador conseguiu 27 assinaturas de parlamentares e protocolou junto à Secretaria Geral da Mesa, o pedido de criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Lava Toga.

PARA LER & INDAGAR

# Argentina, Paraguai e França foram os países que mais visitaram as Cataratas do Iguaçu em 2018. França não foi surpresa?

# A declaração dos direitos Humanos já chega aos 70 anos. Não está em tempo de idealizar a Declaração dos Deveres Humanos?

# Imaginem a Itália está considerando idoso quem tem mais de 75 anos, depois de conclusão de estudos geriátricos sobre vitalidade. Será?

#  Municípios deram um tiro no escuro  e ficaram sem representantes daqui da região na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Cadê a representatividade política?

# Não é uma afronta aos milhões de brasileiros que vivem na linha da pobreza, o auxílio moradia de 32.000,00 aos deputados e senadores para mudança?

# O termo do momento passou a ser “trativa” prá cá…prá lá…em oratórias, em entrevistas/depoimentos. Trativa nada mais é que acordo, pacto, tratado, aliança…

# Afinal quem vai construir mais ponte(s) entre o Brasil e Paraguai? Pela lógica seriam os governos dos dois países, mesmo que não sabemos quando. É que já apareceu como responsáveis pela construção o Estado do Paraná/ Departamento Alto Paraná e a própria Itaipu Binacional. Pode?

# Ponderando:- a justiça não é igual para todos. É dividida em classes 1ª,2ª e 3ª dependendo da condição econômica que cada um tem para defesa. Até quando?

# Como explicar que a proposta da Previdência tabulada pelo governo vazou? O Estadão publicou até detalhes da minuta da reforma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *