+ Bem que os candidatos a prefeito, vice poderiam ser mais criativos para divulgação das propostas. Não se avança….Poucos ou raros devem ter levantado junto aos seus munícipes as reais necessidades. Deveriam ser mais pontuais e não generalizar como: melhorias na educação, saúde, esporte, infraestrutura etc…
+ Os candidatos a prefeito e vice divulgarem um plano de governo, especificando o que farão no centro das cidades, nos determinados bairros e comunidades. Os vereadores lançados pelos partidos que apoiam as candidaturas majoritárias saberem o plano de governo e levarem ao conhecimento dos eleitores.
+ Pela proliferação de partidos é impossível identificar ideologias, programas partidários. Tem os do lado de cá e os do lado de lá …uma divisão no país, nos estados e nos municípios. E até em determinados municípios surgiu o contra senso nesse ano de eleições, transparece unanimidades ideológicas entre os candidatos.
+ Tanto é que, em 214 municípios do Brasil só tem um candidato a prefeito e no Paraná são 20 municípios com apenas um candidato e na Região Oeste somente Pato Bragado. Medianeira quase esbarra em ter candidato único. Temos que cumprimentar os jovens desafiadores, mesmo que as ideologias dos dois candidatos se confundem, o que vai valer são as propostas viáveis que irão ao encontro das aspirações dos munícipes.
+ Até essa! Três candidatos a vereador do país estão com mandados de prisão preventiva em aberto expedida pelo TSE por participarem dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Ignorando os mandados se candidataram e foram as ruas em campanha. São eles pastor Dirlei Paiz (PL) de Blumenau (SC), Marcos Geleia Patriota de Céu Azul (PR) e o locutor Henrique Pimenta (RTB) de Olímpia (SP)
+ Em todo país são 61 candidatos que disputam eleição com mandado de prisão em aberto. Dos quais, três por acusação de homicídio, 46 por dívidas de pensão alimentícia e três por atos golpistas de 8 de janeiros de 2023 à sede dos Três Poderes- esses três foram presos pela PF dentro do prazo que determina a lei.
+ Só que desde sábado (21/09) candidatos não podem ser presos de acordo com o artigo 236 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737 de 1965) que até 15 dias do primeiro turno das Eleições Municipais (6/10) até 8 de outubro, salvo em flagrante delito. A PF conseguiu prender 36 com mandado de prisão em aberto. Eleitores também são resguardados pela regra, até 5 dias antes da eleição (1º de outubro ) e até 48 horas depois do encerramento (8 de outubro).
+ Demorou, mas foi instalado um escritório da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) na cabeceira da Ponte da Amizade junto a aduana de Cuidad del Leste, tendo sua sede na França desde 1923. Na lista vermelha da Interpol, a relação d 80 criminosos de nacionalidade paraguaia e 84 de brasileiros. Lista esta conectada com 195 países membros. A sede no país é Brasília com representações estaduais nas Regionais da PF. O escritório na Ponte da Amizade reforça a conexão internacional.
+Da 114ª Zona Eleitoral em Medianeira que compreende os municípios de Medianeira, Missal e Serranópolis do Iguaçu somente uma candidata mulher disputa chapa majoritária Deise Ferri (PSD), a prefeita de Serranópolis do Iguaçu.
+ Disputam o legislativo desses três municípios: 35 mulheres (6 professoras) dos 107 candidatos a vereador de Medianeira; de Missal dos 52 candidatos a vereador 20 são mulheres e Serranópolis do Iguaçu, dos 18 candidatos a vereador, 11 são mulheres.
LER & PENSAR
# “Tenho orgulho de cada marca no meu corpo. Gosto da paz que a idade me traz”. (Nina Stelmann, atriz)
# “A mais fácil de todas as companhias é a esperança”. (Padre Antônio Vieira)
# “O mais forte é aquele que sabe dominar-se na hora da cólera”. (Maomé)
# “A verdadeira riqueza é o afeto; a verdadeira pobreza é o egoísmo”. ((Vinet escritor francês)
# “As verdades, como as rosas, tem espinhos”. (provérbio espanhol)
# Um lembrete aos candidatos a prefeito: Ao apontarem as propostas tem que dar ênfase “para o município” e não “para a cidade” como está acontecendo. Vou fazer isto mais aquilo para a cidade, afinal vai governar o município…