CONSULTA PÚBLICA APROVA MODELO CÍVICO-MILITAR DE DOIS COLÉGIOS NA REGIÃO

Que vão se somar aos demais colégios aprovados nessa consulta e aos existentes que totalizará 288 colégios nessa modalidade no Paraná para o próximo ano. Nova consulta ainda nesse mês.

Dos seis colégios da 9ª Regional de Educação consultados dias 28 e 29 de novembro, apenas dois vão implantar o Programa Cívico-Militar em 2024, o Colégio Estadual Marechal Arthur da Costa e Silva de Medianeira e o Colégio Estadual Santa Rita de Cássia de Foz do Iguaçu. Esses vão se somar aos demais no Paraná.  

Em todo Paraná a consulta pública abrangeu 126 Colégios Estaduais, dos quais 82 aprovaram o modelo cívico-militar. O Governo do Paraná ampliou o modelo contrariando o governo federal que revogou esse projeto que criou um sistema hibrido de ensino, o qual combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar. O foco do modelo é ter um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos.

Assim a partir de 2024 em Medianeira, três colégios seguirão o modelo cívico-militar sendo Colégio Tancredo Neves no Parque Independência, Colégio Naira Felini no Jardim Irene e o Colégio Costa e Silva no centro. Em Foz do Iguaçu sete colégios seguem esse modelo Ipê Roxo na Cidade Nova, Carmelita Dias no Porto Belo, o Costa e Silva no Jardim América, Sol de Maio no Conjunto Residencial do mesmo nome, Tarquínio Santos na área central da cidade, Tancredo Neves no Morumbi e Santa Rita de Cássia em Três Lagoas.

NOVA CONSULTA – Mais 25 unidades de ensino do Paraná estão interessadas  em aderir o modelo cívico-militar  e dois municípios do Extremo Oeste se interessaram entre outros do estado, sendo Santa Helena que fará votação nos dias 14,15 e 18 de dezembro e em Serranópolis do Iguaçu o pleito está agendado para os dias 11,12 e 13 de dezembro.   

  • As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020. Atualmente são 194 colégios nesta modalidade e 12 do modelo do programa nacional que serão incorporadas pelo Estado em 2024. Com as novas unidades serão 288 colégios no Paraná. (Da Redação Mirtis/Pesquisa)

Divulgação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *