CAPITÃO DAMIÃO MOBILIZADO PARA PLANO ESTRATÉGICO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

O Oficial da PM Damião Eneias de Melo dos Santos que atuou na 2ª Cia de Medianeira por mais de década, integrou a equipe de Coordenação do Planejamento Estratégico de Avaliação (CPEA) do Ministério da Justiça em Brasília, subordinado ao Ministro da Justiça Sergio Moro.

Quem não se lembra do trabalho exemplar do Capitão Damião Eneias de Melo dos Santos no comando por 12 anos da 2ª Cia/14º Batalhão da Polícia Militar de Medianeira, de sua atuação em projetos da comunidade e como professor da UDC… Seu currículo o tornou personalidade referendada em várias instâncias até aceitar convite do Comando Geral da Polícia Militar de Curitiba para atuar em planejamento que conciliou com o doutorado em administração na PUC. Não mais do que de repente a surpresa. Dentre 500 mil profissionais da Polícia Militar do País ter sido selecionado e mobilizado entre os quatro para fazer parte da Coordenação de Planejamento Estratégico de Avaliação-CPEA, subordinado ao Ministro da Justiça Sérgio Moro.

EM BRASÍLIA – E lá foi o Capitão Damião permanecendo por sete meses onde fez parte da equipe para formalizar o planejamento estratégico que daria suporte ao Planejamento Estratégico de Segurança; fazer avaliação dos projetos e nominá-los; relatar ações para o Boletim Estratégico, além do Projeto Piloto que identificou os 126 municípios do Brasil com maior urgência de ações de segurança (previsão de atuar em 10 anos), sendo para 2019 selecionados apenas 5-um dos quais São José dos Pinhais do Paraná.

A estratégia de propiciar segurança gradual aos municípios se volta para três pontos essenciais: corrupção, criminalidade violenta e crime organizado. Complementado pelo Banco Nacional de Perfis Genéticos e da necessidade de se montar Planos Estaduais de Segurança Pública para atuar de forma integrada com todas as forças policiais, além de dispositivos de inteligência.

MAIS ESTRATÉGIAS – Apontadas ações de valorização do profissional de segurança conferindo-lhe Prêmio de Excelência em Segurança Pública com distinções para inovação da gestão pública; redução de índices de criminalidade; preservação da vida; patrimônio e meio ambiente- tudo voltado para melhoria da qualidade de trabalho e ampliação da sensação de segurança junto à sociedade. Louvável foi à sugestão do doutorando Damião de criar logomarca da SENASP para dar identidade a Secretaria de Segurança Pública que foi aprovada e passou a ter identificação visual. Também o grupo de estudos apontou para instituir Medalha de Segurança Pública Nacional e Monumento ao Profissional de Segurança Anônimo.

SENASP – O Planejamento Estratégico da SENASP para o período 2020-2023 passa a ser um instrumento que comunica o compromisso que a Secretaria de Segurança Pública firma no presente para possibilitar um futuro melhor para a segurança da sociedade brasileira. Alinha-se ao programa de governo do Presidente Jair Bolsonaro cujos eixos funcionarão como guias à sua própria concepção e às diretrizes da politica nacional de segurança  estabelecidas pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, integrando ações e projetos intersetoriais. Todos os itens do Planejamento Estratégico foram aprovados e serão implantados gradativamente, com a ressalva que as ações só podem ser modificadas pelo próprio CPEA.

GRATIFICANTE – O doutorando Damião declarou a nossa reportagem que foi uma experiência gratificante e em muito acrescentou em sua vida pessoal e profissional. Considerou um dos melhores momentos de sua estada em Brasília foi receber visita de seus dois filhos João Vitor que cursa Relações Internacionais e Matheus cursando Engenharia Ambiental que ao almoçarmos no refeitório do Ministério de Segurança chegou o Ministro Sergio Moro, pegou um bandejão se serviu e sentou numa mesa ao lado. “Foi emocionante ver a reação dos filhos!”-exalta Damião.

RETORNO – Ao encerrar sua participação no plano da SENASP, retornou à Central da PM de Curitiba dedicando-se a convênios e contratos da PM e a Medianeira só vem passear. Tem um carinho especial por esta terra, não só pela função que exerceu na PM, professor da UDC, mas em especial pela participação comunitária em até viabilização de projetos como o do Projeto Semear e Lar dos Idosos. No Semear o refeitório leva seu nome.

DADOS PESSOAIS – Damião é de origem gaúcha, nasceu em Ijuí, filho de tradicional família de agrimensores. Ao prestar o Serviço Militar, seguiu carreira até se tornar oficial. Ao ser aprovado no concurso para Polícia Militar do Paraná, chegou a 2º Tenente, 1º Tenente e de 2005 a 2011 comandou a 2ª Cia da PM de Medianeira. Seu currículo de formação é admirável: curso Administração na Federal do Paraná; Pós em Recurso Humanos na UNIVEL; Pós em Gestão Pública na UNIOESTE; Mestrado em Administração com ênfase em Estratégias Organizacionais na Universidade Federal do Paraná; Mestrado em Gestão Pública na UEM; Doutorado em Administração na PUC de Curitiba, além de Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais,

Finaliza dizendo que espera que sua contribuição para a Secretaria de Segurança Nacional com o CPEA, sirva como norte de ação permanente e deixe de existir rotatividade, precariedade, descontin uidade- pontos identificados pela equipe que em muito prejudicam a eficácia do sistema de segurança do Brasil. Ressalta que tem que ter política de estado e não de governo. E conclui que no momento é prioritário e fundamental para a Segurança Pública, a aprovação do Projeto Anticrime. (Da Redação Mirtis)

Participar do Plano Estratégico do Ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro foi muito gratificante

Em uma das reuniões com o grupo de trabalho no Palácio da Justiça Raymundo Faoro apontando ações de segurança pública

Esta é a Marca Institucional SENASP idealizada pelo doutorando Damião

2 comentários em: “CAPITÃO DAMIÃO MOBILIZADO PARA PLANO ESTRATÉGICO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *