Cooperativas Frimesa e Cresol firmaram parceria com a Prefeitura de Medianeira, para a impressão da última obra do escritor Roberto Antonio Marin em vida
O livro “Terra e Povo – uma história de Medianeira” nasceu do desejo de preservar e compartilhar a História de Medianeira – uma trajetória feita de desafios, conquistas, tradições e mudanças que moldaram a identidade da comunidade. Mais do que datas e fatos, o autor Roberto Antonio Marin buscou resgatar e valorizar personagens e suas memórias. A obra destaca pessoas, empresas, setores e momentos selecionados pelo escritor, uma colcha de retalhos que nos ajuda a compreender a diversidade que compõe o município.
Sempre atentas à valorização da história e das memórias, as Cooperativas Frimesa e Cresol enxergaram no livro uma expressão da história e da cultura local. E no último dia 27, a intenção conjunta da Prefeitura Municipal e das cooperativas de participar ativamente da preservação da identidade medianeirense, se concretizou com a assinatura contrato de patrocínio para a impressão do livro.
O ato aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal e contou com a presença do Prefeito de Medianeira, Antonio França; vice-prefeito, Evandro Mees; Secretária de Desenvolvimento Econômico e Diretora interina da Casa da Memória, Márcia Hanzen; Secretária de Educação e Cultura, Rosiane Tonelli, Assessora de Gente Gestão da Frimesa, Elisa Fredo; Gerente de Comunicação Institucional da Frimesa, Elis D’Alessandro; Presidente da Cresol, Adenilson Zanelatto; Diretora Executiva da Cresol, Joyce Wagner da Silva; Diretor de Operações da Cresol, Douglas Abatti; Historiadora da Casa da Memória, Franciele Aparecida Araújo; Viúva do escritor Roberto Antonio Marin, Ivanete Moraes Marin, servidores e convidados.
Em sua fala, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Diretora interina da Casa da Memória, Márcia Hanzen agradeceu o apoio das cooperativas. “É mais do que apoiar uma publicação, investir nesse tipo de projeto histórico-cultural é assumir um papel de destaque na valorização da história local, fortalecendo os laços com a população e deixando um legado que atravessa gerações”.
A Gerente de Comunicação Institucional da Frimesa, Elis D’Alessandro, destacou a presença da Frimesa na História de Medianeira e o orgulho de participar deste projeto. “Ao apoiar essa obra, a Frimesa se posiciona como parceira do desenvolvimento cultural e educacional do município. Consideramos o livro de extrema importância, pois ele valoriza a nossa História e as memórias de Medianeira”.
O Presidente da Cresol, Adenilson Zanelatto, salientou que ao apoiar a obra, a cooperativa contribui com um momento importante da História de Medianeira. “Colocamos a marca Cresol, que é uma cooperativa jovem, de forma diferenciada na História de Medianeira. Afinal, foi aqui que decidimos criar raízes e construir a nossa História”.
A viúva do escritor Roberto Antonio Marin, Ivanete Moraes Marin, disse estar muito emocionada com o momento. “Estou muito feliz em estar aqui e ver que o trabalho do Roberto está sendo reconhecido e, principalmente, presenciar que a última obra dele em vida, que ele tanto se dedicou, está saindo do papel e logo estará disponível para a população”.
O vice-prefeito de Medianeira, Evandro Mees, ressaltou que o livro vai além da preservação do passado. “Ele funciona como uma ponte entre gerações, conectando os mais jovens à trajetória de seus antepassados e fortalecendo o orgulho por suas raízes. A obra também serve de fonte para pesquisadores, professores, estudantes e todos aqueles que desejam compreender o desenvolvimento político, social, econômico e cultural de Medianeira”.
O Prefeito de Medianeira, Antonio França, pontou sobre a figura do escritor Roberto Marin e sobre sua paixão pela História. “Fui aluno do professor Roberto e ele tinha o dom de prender a nossa atenção nas aulas. Como prefeito, tive o privilégio de gravar uma conversa com ele. Era evidente a sua paixão por Medianeira e pela História. E com certeza esse olhar detalhado e cuidadoso está nas páginas de sua última obra. Esperamos que o livro se configure como um convite para olharmos com mais carinho o lugar onde vivemos e reconhecer que Medianeira carrega em si o trabalho, a dedicação e os sonhos de quem ajudou a construi-la”.
Após os pronunciamentos, os representantes das cooperativas Cresol e Frimesa e da Prefeitura Municipal assinaram oficialmente os contratos de patrocínio para impressão do livro “Terra e Povo: uma história de Medianeira”.
A obra será lançada no mês de julho e o evento de lançamento integra a programação de aniversário de 65 anos de emancipação político-administrativa de Medianeira. (Assessoria Casa da Memória de Medianeira)

Cooperativas Frimesa e Cresol firmaram parceria com a Prefeitura de Medianeira, para a impressão do livro “Terra e Povo: uma História de Medianeira”, última obra do escritor Roberto Antonio Marin em vida. Ele que dá nome à Casa da Memória