A IMPONENTE ESTATUA CRISTO PROTETOR DE ENCANTADO

A obra Cristo Protetor que está sendo construída em Encantado, no Rio Grande do Sul, inspirada no Cristo Redentor do Rio de Janeiro passou a ser destaque nacional e até internacional, após uma provocação do prefeito do Rio Eduardo Paes de que o município gaúcho não terá vista da Cidade Maravilhosa. Só que a Estatua do Cristo Protetor tem 43 metros de altura, 5 metros mais alta que a do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, ficando atrás do Cristo de La Paz no México de 76 metros e da Estatua de Cristo Rei na Polônia de 52 metros. Localiza-se num dos pontos mais altos do município *Linha Garibaldi, às margens da lagoa, cerca de cinco quilômetros da área urbana. De lá se visualiza a cidade, outros pontos do município e do Vale do Taquari.

A ideia original foi do padre João Granzotto que contagiou o então prefeito Adroaldo Gonzatti, entusiasmando-o com a possiblidade. Seu entusiasmo contagiou os munícipes e não tardou para surgir a Associação Amigos do Cristo que se responsabilizou para administrar a obra, orçada em R$ 2 milhões, com recursos dos próprios encantadenses através de doações.  Hoje está em fase adiantada de construção, sob a responsabilidade do escultor Genésio Gomes Moura e do filho Markus Moura. Prevendo-se a inauguração para dezembro deste ano 2021.

Num comparativo prosaico se pode dizer: Se o Rio de Janeiro tem o Cristo Redentor, Encantado tem o Cristo Protetor; se o Rio de Janeiro tem praias, Encantado tem o Rio Taquari: se Rio de Janeiro tem a Lagoa Rodrigo de Freitas, Encantado tem a Lagoa Garibaldi. Se pode exaltar: “Rio de Janeiro continua lindo, Encantado pode encantar”.

Para o atual prefeito Jonas Calvi, o Cristo Protetor estará de braços abertos para quem quiser visitá-lo, inclusive o prefeito carioca Eduardo Paes.

*Eu jornalista Mirtis Maria Valério, editora deste site, fui professora na Linha Garibaldi (início da década 70) e estou encantada com a obra, o que justifica a postagem só possível pela divulgação da mídia. (Fotos: Divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *