FERROESTE PRETENDE REVOLUCIONAR SETOR DE TRANSPORTE

O projeto da Nova Ferroeste que vai ligar Maracaju (MS) ao Porto Paranaguá (PR) com ramal de Cascavel a Foz do Iguaçu avança. Os dois estados (Mato Grosso do Sul e Paraná) estão unidos para viabilizar os estudos econômicos, técnicos e ambientais para que haja a concessão deste projeto à iniciativa privada, em leilão na B3 (Bolsa de Valores) até novembro de 2021. A previsão é de construir 1.285 quilômetros de extensão (malha ferroviária), incluindo a construção de uma nova ferrovia entre Maracaju e Cascavel e um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá. O trecho de Cascavel a Foz do Iguaçu integra o projeto de construção de um Corredor Ferroviário Bioceânico que objetiva ligar o Porto Antofagasta, no Clile, ao Porto Paranaguá no Brasil, fazendo assim a ligação entre os oceanos Pacífico e Atlântico.

O Governo do Paraná, ciente da importância da infraestrutura logística para o desenvolvimento econômico-financeiro e social do território, tem como objetivo expandir a malha ferroviária paranaense.

O projeto consiste na extensão da linha da Ferroeste (250 km), com a implantação de três novos segmentos:
– Guarapuava à Paranaguá (400 km), chegando no Porto de Paranaguá;
– Cascavel à Foz do Iguaçu (180 km);
– Cascavel à Maracaju (MS) (520 km), passando por Guaíra e Dourados (MS).

A construção de uma ferrovia passando por Mato Grosso do Sul e Paraná é uma discussão que data de 1988 e só neste ano 2021 avança (Divulgação)

 

 

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