PORTAL TURÍSTICO DE FOZ PARALISADO DESDE 1996

Dentre as inúmeras obras públicas paralisadas por este Paraná afora (que ultrapassam a 137), vamos focar o Portal Paisagístico e Turístico de foz do Iguaçu às margens da BR-277, próximo ao Bairro Três Lagoas- sentido Capital do Turismo. Portal que fora iniciada sua construção em 1996 durante o Governo Jaime Lerner, erguido em uma área de cerca de 300 mil metros quadrados que teria a função de centralizar a fiscalização dos ônibus de sacoleiros que deixam foz do Iguaçu com mercadorias compradas no Paraguai.

Durante a construção até o abandono, a obra passou por diversas modificações do projeto original, face à duplicação da Br-277 e a possível transferência da aduana da Ponte da Amizade para o Portal. Até cogitou-se, na época do ônibus dos sacoleiros ficariam estacionados no Portal e os viajantes seriam transportados até Cuidad Del Leste em ônibus urbanos tipo “ligeirinho”, evitando com isso congestionamento na Ponte da Amizade.

O valor previsto da obra chegou a R$ 3 milhões, projetado com cinco pisos para estacionamento de 300 ônibus, banheiros com chuveiros, depósito da Receita Federal, salas específicas, lanchonete e restaurante.

ABANDONO – Como se sabe pelo levantamento do TCE-PR, existem hoje 94 obras de prefeituras paralisadas em 61 municípios paranaenses. Dentre elas, 51 já contam com previsão de retomada. Já as de domínio do Estado do Paraná, autarquias e empresas de economia mista são 43 espalhadas por 25 municípios- 27 tem previsão de retorno de conclusão, o que corresponde a 62,8%.

As margens da BR-277 portal abandonado sem previsão de conclusão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *