EXPOSIÇÃO ÁFRICA DO MUSEU OSCAR NIEMEYER EM CASCAVEL

No Complexo Cultural Sefrin Filho “Teatro Municipal de Cascavel”, a exposição África, Expressões Artísticas de um Continente foi lançada em fevereiro e se estende até setembro. Uma exposição de nível internacional realizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON), apresentada pela Copel e viabilizada pelo Governo do Estado do Paraná. Só possível na Capital do Oeste por se tornar o município uma extensão do MON, com a possibilidade de ter sempre exposições de renome mundial, mesmo que sejam parciais. 

Essa estreia expõe 200 peças uma coleção de objetos de arte do século XX, de um total de 1.700 que foram doadas ao Museu Oscar Niemeyer pela família de Jorge Yunes de São Paulo, donos da Editora Nacional, adquiridas ao longo de 50 anos em viagens internacionais. Fazem parte da exposição máscaras, esculturas, bustos e cabeças de bronze, miniaturas metálicas, objetos do cotidiano e instrumentos musicais. As obras tem origem em países como Costa Rica do Marfim, Mali, Nigéria, Camarões, Angola, República Democrática do Congo e Moçambique, entre outras.

A iniciativa visa promover e incentivar a democratização da arte e da cultura, replicando em outras regiões do Paraná, fora do MON. Vale a pena conferir na terça a quinta-feira das 10 às 18hs, sexta das 13 às 21hs, sábados e domingos das 11 às 16h30. (Da Redação Mirtis/Pesquisa)

Bustos e cabeças de bronze exaltam a história e cultura de um povo

Miniaturas metálicas que comprovam o dom artístico

Nos deparamos no hall de acesso à exposição com essa obra”ÁRVORE DO VENTO” de autoria dos artistas Ela Soares (escultura fios de metal) e Brugnera (grafite sobre parede) integrantes do Coletivo Sem AR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *