CARRER RECEPCIONA MINISTRO NA INAUGURAÇÃO DO CEFET

Relembrando o ato inaugural do CEFET-PR de Medianeira em 1991, hoje UTFPR, que foi decisivo para a mudança do perfil sócio-cultural, tecnológico e econômico não só do município e região, como contribuir com profissionais no mercado de trabalho do país. Na época, era prefeito Elias Carrer que recepcionou as autoridades, em especial o ministro da Educação Carlos Chiarelli, o qual foi muito aplaudido-fato um tanto inédito para um representante do governo Collor, já que a inflação beirava a 1.200% ao ano, junto com denúncias de corrupção que culminaram com o impeachment em dezembro de 1992, mas antes de ser aprovado o processo, renunciou. Assumiu seu vice Itamar Franco executor do Plano Real.

O ministro em seu pronunciamento cobrou da administração municipal prefeito Elias Carrer  o asfaltamento da Av. Brasil até o CEFET, reivindicação dos professores, equipe administrativa, alunos e comunidade. A  Avenida não demorou para ser pavimentada e mais a via de conexão com a BR-277. O professor Artur Bertol, diretor geral do CEFET-PR fez um rápido histórico do processo de edificação da 1ª Unidade descentralizada de Curitiba. Enalteceu a determinação dos atuais dirigentes da educação e não poupou elogios ao ex-prefeito Adolpho Mariano da Costa pela luta em premiar Medianeira com a Unidade. Elias Carrer em sua mensagem, saudou o ministro dizendo ser uma das grandes reservas morais e políticas que o Brasil possui – e para enaltecer o ato, citou da filosofia chinesa a frase:” Por mais importante e longa que seja a caminhada, ela sempre começa com o primeiro passo”.

CARRER – O ex-prefeito prefeito Elias Carrer hoje fora da política, depois de ter sido vereador e três gestões prefeito, faz uma retrospectiva do tempo em síntese, e diz que o CEFET, hoje UTFPR mudou Medianeira, influenciando no desenvolvimento do município e região. Fez menção a uma de suas obras que deu identidade a Medianeira “Calçadão” destacando-se as palmeiras imperiais  trazidas de Joinville-SC  da mesma variedade da floresta da Tijuca – RJ plantadas na época da Família Real; das ações voltadas para a educação, saúde, esporte, infraestrutura urbana, começo da implantação da rede de esgoto e iniciado a recuperação das finanças do município. Evidencia-se também nesta gestão com seu vice Dr. Silvestre Della Pasqua, a criação do Tiro de Guerra, apoio a mobilização da maior concentração popular (cerca de 10 mil pessoas)  Pró – Reabertura da Estrada do Colono com a presença de dois governadores Álvaro Dias do Paraná e Cacildo Maldaner de Santa Catarina. Nas outras duas gestões de prefeito sendo vice Ricardo Endrigo, idealizado o projeto arquitetônico do novo Paço Municipal e criação do Parque Ipê, reforma administrativa para equacionar receitas e despesas, avanço na recuperação financeira, educação, saúde, esporte e infraestrutura em vários pontos da área urbana.

Ressalta-se também que a 1ª Dama Teresinha Maria Carrer sempre foi presencial nas ações da administração Carrer. Como Secretária de Ação social era dinâmica e pontual; dentre as realizações, a convergência de esforços para concluir e inaugurar o Lar dos Idosos e o Centro de Convivência dos Idosos no Bairro Nazaré.

Argumentou que Medianeira é hoje o retrato do esforço dos pioneiros e do trabalho de sua gente- as administrações são responsáveis de bem gerir os recursos públicos para satisfação dos munícipes e contar com o profissionalismo e dedicação de todos os servidores, dos mais simples aos mais categorizados que sempre tivemos- ”Nós fizemos a nossa parte”.

Ministro da Educação Carlos Chiarelli, deputado Federal Werner Wanderer e prefeito Elias Carrer

Prefeito Elias Carrer enalteceu o momento histórico para Medianeira e Região

No ato inaugural Ministro da educação Carlos Chiarelli descerrando a placa

CEFET/UTFPR- Foi em 06 de fevereiro de 1987 oficializada a criação da Unidade de Medianeira do CEFET-PR-uma luta do prefeito Adolpho Mariano da Costa junto com a comunidade. Em março de 1990 a instituição recebia as primeiras turmas dos Cursos Técnicos de Nível Médio em Alimentos e Eletromecânica, e no dia 30 de maio de 1991 deu-se a inauguração sendo prefeito, na época, Elias Carrer. Em 1996, o CEFET se transforma em Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR- Campus Medianeira quando implantou-se o primeiro curso superior: Tecnologia em Alimentos na modalidade Industrialização de Carnes. E aos poucos foram implantados outros cursos superiores como: Engenharias de Alimentos, Ambiental, Elétrica, Produção; Ciências da Computação, Licenciatura em Química, Tecnologia  Ambiental e Manutenção Industrial, além de especializações e pós-graduação. Quando da inauguração do CEFET em 1991, estudavam 250 alunos. Hoje como universidade, o número de alunos chega a 2.200 vindos de várias regiões do Brasil. Mais equipe técnica com 96 profissionais e 170 professores. ( Da Redação/Jornal Mensageiro/Pesquisa)

Autoridades presentes ao ato inaugural. Em evidência a 1ª Dama Teresinha Maria Carrer Secretária de Ação Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *