IMAGENS QUE MERECEM REFLEXÃO

Nesse local funcionou o Hospital Santa Mônica de Medianeira por várias décadas, que na época, fora referência em saúde; depois Hospital Dr. Fernando Santin que em 2017 encerrou as atividades, face os cortes de repasse do município com a inauguração da UPA que centralizou os atendimentos. Dr. Santin tentou revitalizá-lo para voltar a prestar os serviços de saúde, o que acabou não acontecendo. Hoje o prédio pertence a um morador de Cuiabá, Antonio Carlos Goulart. No antigo hospital, um caseiro zela pelas instalações e não soube informar qual o destino das mesmas.

 

Quem passa pelo viaduto que dá acesso ao Bairro Belo Horizonte, se depara com esta placa “Harbor” indicando o hotel que funcionou com a bandeira Harbor Self. Hotel inaugurado em 1990 com as melhores expectativas para realização de eventos e atrair passantes da BR-277.  Foi um grupo de empresários de Medianeira, idealizador do investimento batizado de Plaza Hotel, rebatizado de Hotel Parque Iguaçu  que não resistiu por muito tempo, passando a gestão para Rede Candeias  que também constatou a inviabilidade; depois assumiu a direção a Interativa Agropecuária que conduziu o hotel por determinado tempo até passar para rede Harbor Self, que também desistiu e migrou para Foz do Iguaçu. Atualmente as instalações pertencem ao empresário de Cascavel Nelson Padovani.

 

Habitação Popular urge no Oeste do Paraná pela carência de moradias para atender a migração de trabalhadores pela oferta de empregos, principalmente pelas cooperativas. Como o Brasil possui um déficit de mais de 7 milhões de moradias populares, na região se está correndo contra o tempo. Mesmo que vários municípios já tenham se mobilizado, por iniciativa própria, ou pelo Programa Casa Verde Amarela que substituiu Minha Casa Minha Vida e alguns pelo Programa Casa Fácil do Governo do Estado. Mesmo assim, a dinâmica é  lenta. Deveria haver um envolvimento também das cooperativas como vem acontecendo em outras regiões. Na foto, se visualiza umas casas, das 149 que estão sendo construídas, em Agro Cafeeira -Matelândia pelo Programa Casa Verde Amarela.

 

Essa imagem de brasilidade, captamos num dos sinaleiros no Viaduto Hugo Heinzemann na Semana da Pátria. Logo o abordado foi afirmando que não tinha nada haver com as manifestações de apoio ao presidente Bolsonaro. Ele é o morador de rua, Carlos Gilberto Guchen, se diz de Missal, filho de primeiros moradores. Tem percorrido várias cidades e até o Paraguai, nesses 16 anos, que optou por essa vida. Afirmou que acabou na rua depois de perder por acidente o pai, a esposa e um filho em 2002 na cidade de Maringá. A partir do fato trágico, o desânimo foi tanto que optou em viver na rua. O importante é que não pede esmola, sempre compra – vende produtos para sobrevivência e continua acreditando no Brasil…

 

Relembrando as manifestações de 7 de setembro de apoio  ao presidente Bolsonaro e contra o STF nas imediações do Centro de Tradições Gaúchas Sentinela dos Pampas de Medianeira, nos deparamos com vários veículos do Exército Brasileiro, o que despertou curiosidade…Mas não eram militares e sim um grupo de empresários de Matelândia que arrematara em leilão  veículos descartados por essa Força Armada. Aproveitaram o momento para exibir as raridades, participando da manifestação. Além das faixas, um adesivo chamou atenção: “VOCÊ É O QUARTEL. INSTITUA SUA TRINCHEIRA. SOMOS O EXÉRCITO”, que o internauta comprova no detalhe da foto.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *