ENTRELINHAS (37)

-A linguagem quanto mais fácil para pronunciar e entender facilita… Dentre as expressões nessa pandemia para todos se vacinarem está a expressão “puérpera”. Por que não se diz “mulheres que tiveram filhos recentemente”?

-Não bastasse o sufoco para encontrar um leito de UTI disponível para internamentos da Covid-19, ainda se enfrenta a falta de medicação anestésica, de médicos, de enfermeiros, equipe de saúde em geral. Os que estão na ativa, estressados com a sobrecarga de trabalho. Que situação!

-Agência Brasil confundir rios ao noticiar a seca no Paraná é não pesquisar antes de informar. É imperdoável a troca do Rio Iguaçu pelo Rio Paraná afirmando da pouca vazão das Cataratas do Iguaçu no Rio Paraná. Mais imperdoável ainda é a própria Sanepar divulgar de que a estiagem no Rio Paraná é ainda mais preocupante para a região Sudoeste do estado em cidades como Pranchita e Santo Antonio do Sudoeste.

– Medianeira fica fora da iluminação da BR-277? Só Foz do Iguaçu Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu receberão este benefício nos trechos urbanos para maior segurança para condutores e pedestres. A obra é resultado de um convênio entre Governo do Paraná, Governo Federal e a Itaipu com investimento previsto de R$ 13,9 milhões. Em Medianeira também não tem redutores de velocidade na rodovia, perímetro urbano que se tornou pista de velocidade, principalmente nos finais de semana. Céu Azul tem redutores, como também Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu… 

-Golpe do consignado. Reclamações sobre empréstimos a aposentados e pensionistas tiveram alta de 126% na pandemia. Razão esta que fez com que o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor notificasse o INSS e Conselho de Previdência Social pelas fraudes e abusos neste sistema de crédito. Já que as instituições financeiras não regram o crédito consignado, somado a ausência de mecanismos de prevenção de fraude. Alguma providência tem que ser tomada…

-O PIX que surgiu para facilitar a vida, como meio instantâneo de pagamento eletrônico e que transfere o dinheiro na hora. Os larápios estão sequestrando pessoas que ameaçadas conseguem acesso à chave do PIX e transferem os valores. Tem até batedores de PIX que roubam celular onde estão armazenadas as contas bancárias. O Banco Central anuncia ferramentas para barrar essas fraudes, mas só para novembro deste ano. Até lá passe livre para os larápios…

-Curiosa solicitação da deputada Estadual Luciana Rafagnin (PT) para que o Governo do Paraná assuma a conta dos leitos de UTI dos pacientes da Covid-19 nos hospitais particulares. Ela justifica que as famílias, no desespero de salvar a vida desses pacientes, compromete o orçamento com a conta do internamento. E defende a medida como uma forma de ampliar o acesso à saúde e diminuir o sofrimento do povo paranaense ao ultrapassar a morte de 30 mil vidas.

-Líderes de associativismo e empresários se manifestarem contra a Globo por ideologia não é nada sensato, já que governos são transitórios e cooperativas e empresas são permanentes.  E mais, esses mesmos que atacam a emissora, anunciam na Globo seus produtos. Dá para entender?

E por falar em Globo, merece destaque o programa Globo Rural de domingo de 20/06 sobre dejetos de suínos que se transformam em biogás para gerar energia limpa aqui no Oeste do Paraná, região pioneira no país. Foi destaque a Granja Colombari de são Miguel do Iguaçu por ter sido pioneira. A reportagem valorizou também a C.Vale Cooperativa Agroindustrial, uma das filiadas da Central Frimesa, além de várias propriedades da região.

-Segundo analistas, o avanço da pandemia deve-se a vários fatores no Brasil. A lentidão ao vacinar, parte da população não seguir os protocolos do uso de máscara, lavar/passar álcool gel nas mãos, distanciamento social, reforçado pela quebra desses protocolos pelo governo federal. E ainda ter brasileiro que resiste em se vacinar por ideologia…

– A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizou uma programação especial aos mais de 500 mortes de brasileiros, vítimas do novo coronavírus. Nesse contexto de luto, perdas e necessidade de esperança e consolo orações, homenagens e mobilizações sociais foram dinamizadas em todo país, em memória aos que partiram ressaltando que “TODA VIDA IMPORTA”.

-Órgãos de Segurança estão em operação na Aduana da Ponte da Amizade para combater o contrabando e o descaminho…só que com toda tecnologia disponível também para os transgressores  da lei, os olheiros ficam nas imediações e avisam os contrabandistas. Está difícil, somado a isso a falta de efetivo

PARA LER & REFLETIR…

-Pensamento binário a favor ou contra é que está restringindo ter um pensamento mais amplo e lógico no Brasil

-“Grande perda não é só perder dinheiro e sim perder a história”, exalta Eduardo Mafarej da Renova BR.

-“Entender o trabalho como satisfação e não como tortura”, diz o escritor Dalmir Santana.

-Para o comunicador empresarial Nizan Guanaes: “O maior patrimônio do brasileiro é ser empreendedor”.

-A Escola é para levar o aluno pensar, refletir, encontrar caminhos. Não é lugar de ficar em silêncio onde o aluno recebe tudo pronto. Esses são os preceitos da Nova Escola.

-“As pessoas são lembradas não pelo que acumulam e sim pelo que doam”, diz o dito popular.

-“Líder inspira, chefe manda”. A opção dependerá o sucesso de todo empreendedor.

-O senso comum conclui: “Um governo tem que ser leis e não de homens com visão segmentada”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *