A HISTÓRIA DE VIDA DE RAK

Rubem Arnoldo Kuhne natural de Ijuí-RS ( 05/08/1955) chegou em Medianeira na década 70 com os pais Emília Luiza / Fredolino Kuhne e mais 10 irmãos. Seu pai mestre de obras veio antes com três filhos mais velhos para ajudar construir Medianeira. A mãe Emília e os demais filhos continuaram morando em Ijuí e vieram somente mais tarde. Na época, Rak era um menino e seu pai o deixou responsável por apoiar a família. Não demorou que encontrou uma alternativa de aumentar a renda, catava frutas e ia vender, depois conseguiu o primeiro emprego de entregador de marmita, com apenas 11 anos. Em Medianeira foi funcionário do Bamerindus, vendedor de Implementos Agrícolas Tangará até que começou a comercializar guloseimas, percorrendo os bairros e cidades vizinhas, antes com um Fusca, depois com uma Kombi. Dessa sua experiência surgiu a empresa Rak Doces- usou as siglas de seu próprio nome para batizar o negócio, que depois se transformou em Rak Supermercado. Idealizou também o ponto comercial Leve Mais. Sua esposa Dirce Thomas dividiu com ele a condução empresarial, depois o casal compartilhou a responsabilidade com os dois filhos Evandro Gustavo e Eduardo Augusto. A partir de sua morte (12/06/2014) com apenas 59 anos, vítima de crime bárbaro no local de trabalho, a família mesmo fragilizada se popôs a dar continuidade às empresas, com apoio também das noras Jaqueline e Adriane. E para alegria de todos, chegaram as gêmeas Luiza e Lívia em maio de 2016, filhas de Jaqueline e Evandro. O avô Rak sempre sonhou com netos, deve abençoar as meninas de onde se encontra e torcer que venham mais netos.

Desde jovem brotou vontade de contribuir com a comunidade, uma extensão do que sempre fez com familiares. Encontrou o caminho através da política e de ações de voluntariado. Na politica foi vereador em 4 legislaturas( 7ª,8ª,10ª e11ª), presidente da Câmara e candidato a vice-Prefeito. Seu trabalho na política sempre foi voltado e desenvolvido em prol da comunidade, principalmente, em benefício da educação, saúde e área empresarial. Constam nos registros da Câmara Municipal de Medianeira, que em seu último mandato (2005-2008), ter sido autor de 28 requerimentos e indicações com destaque para a defesa dos professores e da necessidade de Estacionamento Regular no centro da cidade; além de solicitação de inúmeras emendas a parlamentares. Como voluntário, deixou o legado de alegrar crianças carentes em datas especiais como Páscoa, Dia das Crianças e Natal. Lá ia ele, quer de Fusca Trenó ou Kombi, distribuindo doces e brinquedos para a garotada. Foram mais de 25 anos dessa ação voluntária individual.

Para quem sempre espalhou alegria, relembramos neste dia 12 de junho- data que assinala os 3 anos de sua morte – o exemplo de contribuição empresarial, política e em especial de voluntariado.(Da Redação/Pesquisa)

Juramento de Rubem Arnoldo Kuhne em uma das posses como vereador

Entrega de Título de Cidadão Honorário ao ex-Prefeito Adolpho Mariano da Costa

Nas datas Páscoa, Dia das Crianças e Natal todos aguardavam ansiosos sua chegada

Rak além de distribuir doces e brinquedos dava carinho aos pequenos

As gêmeas Lívia e Luiza filhas de Jaqueline e Evandro ao completarem um aninho de vida, netas de Dirce/Rubens(Rak). Elas fazem parte da história da família que o avô não teve a felicidade de conhecê-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *