Comitiva liderada pelo Chefe do Estado Maior da PMPR visita PM de Minas Gerais

O Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná, coronel Vanderley Rothenburg, e o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross, fizeram uma visita técnica à PM de Minas Gerais, nesta terça-feira (02/02). A comitiva do Paraná, composta também por outros oficiais, de planejamento, de projetos e de tecnologia, reuniu-se na sede do Comando-Geral em Belo Horizonte, em Minas Gerais, com o Comando da PM daquele estado.

A visita técnica tem como objetivo entender como é o processo de implementação do planejamento estratégico da Polícia Militar de Minas Gerais, uma referência neste assunto. Os oficiais participaram de apresentações e palestras sobre as estruturas do Sistema de Gestão Estratégica da PMMG, incluindo seus sistemas de monitoramento e avaliação, captação de recursos para projetos estratégicos, gestão do desempenho administrativo e operacional, entre outros.

De acordo com o coronel Rothenburg, a Polícia Militar de Minas Gerais é referência no planejamento estratégico e já estão na quinta versão do plano deles. “Vamos fazer, pela primeira vez na história, a entrega e a apresentação, ao nosso Comando-Geral, do plano estratégico da Polícia Militar do Paraná, que deve nortear a instituição pelos próximos 15 anos. Para isso, viemos visitar e captar informações que serão importantes para nós nesse momento”, explicou.

“A troca de experiências na evolução e no aprimoramento do planejamento estratégico deles ao longo da história é muito importante para o nosso aprendizado, para o nosso aprimoramento e para não passarmos por situações que para eles não deram certo”, completou o coronel Rothenburg. Ainda segundo o coronel, o plano da PM do Paraná foi construído em alinhamento com as instâncias superiores.

O coronel Gross, que acompanhou o coronel Rothenburg, e faz parte da comissão que está elaborando o plano estratégico da Polícia Militar do Paraná, contou que as metas e objetivos do Corpo de Bombeiros também estão no planejamento. “Com essa visita técnica nós vimos a importância na mudança de algumas estruturas, como a possível criação de assessoria de planejamento estratégico, voltada à busca de resultados com definição de metas, prazos e entregas de curto prazo, visando mudar o estilo administrativo”, relatou.

O coronel Gross acrescentou ainda que a equipe está no caminho certo. “Por exemplo na busca por recursos alternativos, por emendas parlamentares, financiamento de outros bancos, parcerias com empresas privadas, entre outros.”

A comitiva de oficiais da PMPR foi recebida pelo Comandante Geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Coronel Edgard Estevo da Silva, e pelo Alto-comando de ambas corporações daquele estado.

Além do coronel Rothenburg e do coronel Gross, também participaram da visita técnica o major Damião Enéias de Melo dos Santos, o capitão Eduil Nascimento Junior, o capitão João Cláudio Schena e o tenente Daniel Alexandre da Silva. (Assessoria)

Coronel PM Vanderley Rothenburg, Chefe do Estado-maior da Polícia Militar do Paraná. 
Coronel BM Gerson Gross, Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná.
Coronel PM Eduardo Felisberto Alves, Subcomandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais.

*Colaboração do Major Damião de Melo dos Santos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *