Entrelinhas deixa o tema Covid-19 para generalizar suas observações com uma pitada também de política. Cansamos do “Vai Passar” e as perspectivas não são muitas animadoras…Aqui e em todo o mundo. Até não vacinar a população não estaremos seguros e vai longe…mudar de assunto é preciso:
Nos alinhavos das coligações partidárias para indicar os candidatos a prefeito e vice, o mais surpreendente aconteceu em Medianeira. Por não haver convergência de um único candidato a prefeito na coligação (PP-PATRIOTA-PSD-PSC-DEM) e dificuldade para o pré-candidato mais cotado José Vani Grassi (Neguinho) e fazer composição com um vice, simplesmente desistiu da disputa na véspera da convenção e fez uma declaração de não mais concorrer ao pleito municipal em caráter irrevogável.
Tudo começou ao se filiar ao PSD (ele que fora do PMDB, depois PSL), nem poderia imaginar o que viria pela frente que culminou na véspera da Convenção. Deu impressão que tudo estava previamente preparado como num jogo de xadrez e acabou em xeque mate. Diante desse tabuleiro político a oficialização pela coligação passou a ser Antonio França a prefeito (11) e Evandro Mees a vice.
Se essa decisão dos convencionais foi a melhor, a comprovação só nas urnas em 15 de novembro. Que foi sui generis foi…o que pode reforçar candidatos adversários.
Os outros candidatos de Medianeira que concorrem a prefeito e vice são: Prefeito Dr. Fernando Santin (23) e Cabo Tormes a vice pela coligação MEDIANEIRA RENOVAR PARA AVANÇAR; a prefeito Dr. Tomas (12) e Rui Dall’Oglio vice pela colIgação DECOLA MEDIANEIRA e a prefeito Lionez Maria Maino (27) e Cleber Rocha a vice pela coligação DEMOCRACIA CRISTÃ.
Em São Miguel do Iguaçu a surpresa deu-se com a prisão preventiva do prefeito Claudio Dutra, em uma operação do Ministério Público e Divisão de Combate à Corrupção que apura fraudes em licitações no município, isto na efervescência das convenções partidárias. Se isso vai afetar o candidato da situação a prefeito Lester da Grazy Flores e vice Dr. Elias só nos resultados das eleições.
O retorno de Nelton Friedrich a política como candidato a prefeito pelo PDT, mexeu com a disputa de Foz do Iguaçu. Ele que já foi deputado Estadual, deputado Federal, secretário de Estado na vida pública e atuação por 14 anos na Itaipu como diretor de Coordenação do Meio Ambiente-Cultivando Água Boa que fora referência internacional.
E as sementes misteriosas da China…muitos brasileiros receberam de brinde com compras de lá. A recomendação é não abrir e muito menos plantar as sementes. A recomendação, levar para órgãos oficiais da agricultura para avaliação. O que não dá para entender é a demora em descobrir que sementes são essas…
Não podemos deixar passar. Muitas entidades até oficiais, empresas, cidadãos estão escrevendo Avenida José Callegari só com um “l”. É só dar uma espiadinha na história de Medianeira, ele foi um dos colonizadores que se aprende ainda no Ensino Fundamental.
O Brasil aparece no ranking da Revista Time com duas personalidades mais influentes do mundo. Um contraponto; de um lado o presidente Bolsonaro e do outro, o opositor ao governo, o youtuber Felipe Neto que é também ator e empresário por ter 38 milhões de seguidores.
Se a Alfândega da Receita Federal de Foz realiza de quando em vez leilão eletrônico de sucatas de veículos, aqui cabe uma pergunta: Por quê não é feito nenhum leilão de sucatas que estão no pátio da Polícia Militar de Medianeira, ou se tome outra providência?
Amenizar pontos na carteira aos imprudentes do trânsito não merece aplausos não…o que se deveria aplaudir são Campanhas de Educação, a começar pelas escolas para que sejamos todos prudentes. Somos o 3º país do mundo com mais acidentes.
Se a imprensa é um dos pilares da democracia não pode ser o bode expiatório da notícia. Foca a realidade dos fatos como eles são e nem sempre agradam gregos e troianos. Muito diferente da mídia social que posta o que quer… Temos que separar o joio do trigo e tirar as próprias conclusões.
Enquanto em Santa Terezinha de Itaipu está sendo construído mais um viaduto de travessia da BR-277, Medianeira não consegue nem redutor de velocidade no perímetro urbano da cidade, por onde passam veículos muito acima de 100km/h e nos finais de semana rachas e desafios no volante.
Não se consegue interpretar como os peritos do INSS que são exclusivos do instituto, podem trabalhar em outros setores de saúde e o mais incrível, mesmo não comparecendo para perícias dos segurados depois de 6 meses de folga, não podem ser demitidos. Temos que questionar…
Ainda em relação ao INSS, existe agência por esse Brasil afora que ainda não tem acessibilidade. Como pessoas com dificuldade em mobilidade podem ter acesso?
O tráfego de drogas virou uma festa para as quadrilhas organizadas. Nem nos principais portos do Brasil não conseguem barrar o envio para o exterior. Cadê os scanners e a inteligência da polícia?
O contrabando de drogas, cigarro e outras coisitas continuam fortes durante a pandemia. Até que não houver acordos entre os países que divisam com o Brasil, vamos navegar sempre em canoa furada.