Essa festa brasileira de origem portuguesa do século XVI foi evoluindo que em grandes centros do país, passou a ser um espetáculo. Aqui no extremo da Região Oeste, no decorrer do tempo, teve altos e baixos nessa tradição. Poucos municípios evoluíram. Ainda se destacam Foz do Iguaçu e Santa Helena. Do que pudemos apurar, destacamos uma imagem de cada evento que mostra identidade, arte e cultura. (Da Redação Mirtis/Pesquisa e Fotos Assessorias)

No FozFolia momento em que o prefeito general Joaquim Silva e Luna entrega a chave da cidade ao Rei Momo Leonardo Moisés de Oliveira e à Rainha Lívia Costa Santos. Foram quatro noites encerrando com a tradicional Canja do Galo. Destaque também para o Carnaval da Saudade voltado para as famílias.

Marco das Três Fronteiras celebrou o carnaval de sotaques, cores e ritmos. Foi uma festa que atraiu muitos turistas. Todas as noites banda de pagode, marchinhas e muita diversão. Não faltou o cardápio do Restaurante Cabeza de Vaca.

O Cataratas JL Shopping todo no clima do reinado de carnaval. O personagem Joquinha- Mascote do Shopping-estava lá animando o espaço de alimentação, distribuindo adornos alusivos ao som de For Jazz.

O Carnaval da Terra das Águas agitou o Balneário de Santa Helena nas quatro noites. A bela Rainha Thaís Zanatta (foto) e Rei Momo Douglas Hentschke deram o tom carnavalesco. Animação Pedrinho Pegação e Bonde Brasil.(Foto Portal de Santa Helena)

No Salão de Eventos do Poliesportivo do Clube União os pequenos fizeram a festa animada também pelos pais. A atração principal foi o Concurso de Fantasias para meninos e meninas, sendo premiados até a terceira colocação em dinheiro num patrocínio do Sicredi.

O Carnaval Cultural de Medianeira no estacionamento da Prefeitura animou os medianeirenses no embalo de marchinhas e samba. A Rainha Camile Fernanda Carvalho e o Rei Momo Jefté Gonçalves de Oliveira conduziram o reinado. Blocos e concurso de fantasia complementaram o evento carnavalesco.
