Mês da Mulher: Conheça o projeto Histórias Femininas

 Projeto já entrevistou mais de 60 mulheres em Toledo e lança curta metragem documental em 2024 com equipe formada apenas por mulheres

Criado em 2019 pela Mestre em Educação Ana Carolina de Paula, o Histórias Femininas produziu mais de 60 programas gravados em formato de podcast, que foram divulgados e disponibilizados gratuitamente na plataforma online da Kula Webrádio Universitária. Foram registradas histórias e vivências de diversas mulheres, de variadas idades, classes sociais, cores e profissões através de suas próprias narrativas ao longo de 4 anos de trabalho.

Em 2024 o projeto têm um novo desafio, a produção do curta metragem documental “Histórias Femininas: Vivências Maternas” que foi contemplado na etapa municipal da Lei Paulo Gustavo de fomento a cultura. Além de trabalhar o protagonismo feminino nas mais diversas áreas como educação, esporte, ciências, artes e agricultura, a idealizadora Ana Carolina, que também é mãe, destaca que a vivência materna é por si só um tema amplo e que merece ser valorizado: “O projeto Histórias Femininas só existe porque eu me tornei mãe e senti vontade de falar sobre isso, então nada mais conveniente que ter uma etapa dessa caminhada dedicada a maternidade”.

Com uma equipe formada apenas por mulheres, o curta metragem está em fase de pesquisa e roteiro e deve iniciar as filmagens em breve. Ana Barbieri, Mariana Gouveia, Samira Cardoso e Vivian Bolson se dizem orgulhosas de fazer parte de projeto que valoriza as mulheres de diversas formas, inclusive com vagas afirmativas. “O objetivo é registrar as histórias de mães plurais e com vivências distintas, para além das experiências maternas individuais” explica a equipe. A produção busca por meio destes registros uma memória documental, histórica, cultural, afetiva e subjetiva destas mulheres mães, contribuindo na construção de narrativas únicas, porém plurais, além de demonstrar as vivências maternas solidificadas neste território do oeste do Paraná.

O lançamento de “Histórias Femininas: Vivências Maternas” está previsto para o segundo semestre de 2024 e deve realizar exibição gratuita como contrapartida social em parceria com organizações públicas, privadas e não-governamentais que direcionam suas ações a populações em situação de vulnerabilidade social, nos bairros periféricos e mulheres que tenham interesse nas questões do universo da maternidade.

Histórias Femininas também realiza rodas de conversas, palestras, mediações, participações em  eventos, exposições fotográficas e Talk Shows sobre o tema Mulheres. Em 2021 realizou a versão Vozes da Juventude em parceria com a Secretaria da Juventude nos CJU Europa e Coopagro em Toledo.

Para acompanhar o projeto siga @historiasfemininas nas redes sociais.

Assessoria de comunicação: Mariana Gouveia

Equipe Curta Metragem

Ana Carolina – Mediação cultural

Apresentação projeto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *