EM FLORIPA EXUPÈRY É INSPIRAÇÃO DE PARQUE

Ao passar por Florianópolis deparei com um monumento no acesso ao Parque Cultural do Campeche em homenagem a Antoine de Saint Exupèry  escritor francês, autor do livro “O Pequeno Príncipe”.

 A Prefeitura da capital catarinense tombou um antigo campo de aviação na praia do Campeche para homenageá-lo. É que na década de 1930, Exupèry  como um dos pioneiros da aviação antes da fama literária fez escala várias vezes na praia do Campenche.  Esse foi o motivo para a criação do parque que equivale a 20 campos de futebol e fica a 500 metros do mar. A passagem de Exupèry é muito cultuada pelos moradores, em especial pelos pescadores que o chamavam de “Zé Perri”.

 Muitos indagam do por que do monumento naquele espaço, acontece que o terreno foi comprado pela companhia aérea francesa Latécoère (hoje Air France) e a pista servia de escala na rota da Europa para Buenos Aires. Exepèry era um dos pilotos. O velho casarão da empresa francesa, hoje dá lugar a Sub-Prefeitura , mas ainda conserva uma placa na parede que indica o quarto de Exupèry teria dormido.

Essa mística em torno do escritor torna o parque atrativo pelo fato dele ter alcançado fama mundial nos anos de 1940, depois da publicação do “O Pequeno Príncipe” que é o terceiro livro mais vendido do mundo, com 146 milhões de cópias em 250 idiomas. (Da Redação Mirtis Texto/Fotos)

O principezinho sobre o asteroide B 612 na entrada do parque

Visual do principezinho com outros componentes ilustrados no livro

Empresas apoiadoras do projeto

Uma, das ilustrações do livro “O Pequeno Príncipe”

O terceiro livro mais vendido do mundo

*Exepèry em 1944, quase no final da Segunda Guerra desapareceu no mar durante uma missão sobre o Atlântico. O avião foi encontrado e seu corpo não.

*Outra homenagem ao escritor francês é uma lagoa na costa catarinense que leva o nome de Parque Municipal da Lagoa do Peri.

*O registro da passagem de Exepèry pelo Sul da Ilha de Santa Catarina pode se tornar patrimônio histórico mundial. Procedimentos já começaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *