Cascavel recebe Projeto cultural de Danças Urbanas

Projeto tem o patrocínio da Itaipu Binacional e inicia-se em maio, passando por três cidades.

Maio chega com uma novidade para o setor cultural de Cascavel: a cidade receberá o projeto Danças Urbanas – Um Intercâmbio Cultural, programa contemplado em Edital de chamamento público da itaipu Binacional em 2021 e que apresentará como ações a realização de espetáculo de Hip Hop e duas oficinas culturais e esportivas.

As ações foram planejadas pela Associação de Hip Hop de Toledo – AH2T – criada em 2017 com o intuito de promover a valorização e incentivo das chamadas danças urbanas, e desde então, vem realizando inúmeras atividades culturais no município, a exemplo do evento anual Let’s Dance, que acontecerá no dia 29 de abril no Teatro Municipal de Toledo. O projeto Danças Urbanas – Um Intercâmbio Cultural foi pensado de maneira que pudesse mesclar ações de cunho artístico e esportivo, como o hip hop e Breaking de forma a possibilitar a democratização e valorização deste movimento cultural.

Como já é de conhecimento geral, o Breaking, um dos pilares da cultura Hip Hop, foi incluído como categoria olímpica e estreará nos Jogos de 2024 em Paris. Sendo assim, o agora esporte, abre novos rumos e possibilidades aos praticantes e aspirantes do movimento, e a AH2T reconhece seu importante papel na oferta de oficinas gratuitas para que as danças urbanas sejam cada vez mais acessíveis à comunidade. As atividades são recomendadas tanto a crianças como adolescentes e jovens e as inscrições terão inicio nos próximos dias.

Além das oficinas, o espetáculo Missy Missy também integra o conteúdo do projeto, com exibição inédita no Teatro Sefrin Filho na cidade de Cascavel. A apresentação conta com a produção da AH2T e parceria da 5ª Essência Fetter Company. A obra conta a trajetória musical da rapper e ícone do hip hop mundial Missy Elliott, através de 10 coreografias plenamente executadas por mais de 15 dançarinos em cena e inspiradas na obra da cantora. Jaqueline Procópio, dançarina que protagoniza Missy Eliot no espetáculo afirma: “É uma grande vitória da AH2T e da comunidade hip hop e de artes urbanas de Toledo, poder levar para fora da cidade um espetáculo que foi 100% produzido aqui, pelos artistas e trabalhadores da cultura local”.

As atividades do projeto se encerrarão em junho, com a participação de 15 dançarinos da 5ª Essência Fetter Company e do grupo Tolebreakers no Universal Dance etapa Brasil, campeonato internacional de danças, que acontecerá na capital Florianópolis/SC. A competição é conhecida por seu alto nível técnico e artístico, mas não assusta os competidores toledanos, que já conquistaram duas vitórias na etapa de Cancun, no México em 2021. A Associaçao comemora o fato desta ser a primeira vez que consegue levar seus dançarinos a uma competição e, de acordo com a produtora do projeto, Fernanda Fetter, as expectativas não poderiam ser melhores.

Dentro dos próximos dias a Associação de Hip Hop de Toledo deve divulgar as datas e horários das ações que englobam o projeto Danças Urbanas – Um Intercâmbio Cultural. Para acompanhar a agenda e trabalhos, acesse as redes sociais da AH2T no Instagram e Facebook. (Assessoria)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *