IMAGENS QUE MERECEM REFLEXÃO

Jovens da Ordem DeMolay de Medianeira apoiados pela maçonaria local, em ação contra a desigualdade social, sábado (23/04), na entrada do Supermercado Lar. Lá estavam abordando clientes Barto, Leo, Filipe e Cibele (foto) para que doassem produtos de higiene pessoal (absorventes, sabonetes, shampoo, etc…); como também alimentos para repassar a quem tem necessidade ou entidades, cumprindo assim um dos princípios da Ordem de auxiliar o próximo em suas necessidades. E é claro, as pessoas se sensibilizavam e faziam a doação, especialmente por serem jovens na prática de virtudes. A Ordem DeMolay foi criada nos Estados Unidos em 1919 e em Medianeira já é atuante há 21 anos, desde sua fundação.

O poder público do município de Medianeira precisa tomar medida ambiental urgente quanto galhadas e outros resíduos que permanecem na calçada na área urbana, até mais de 30 dias, podendo ser foco de dengue. E pasmem, fica em canteiros também cortes de grama e roçadas feito pelo setor público. Percorremos “fazendo costumeira caminhada” somente duas vias da cidade, da Rua Sergipe subindo pela Rua Rio de Janeiro até a Av. Lagoa Vermelha e descendo pela Av. Soledade. Sinceramente, foi decepcionante. Visualizamos cerca de 20 montes de galhadas ou resíduos (umas fotos comprovam). Imagem altamente negativa da cidade. Estava assim na Páscoa, surpreendendo visitantes. Isso vem ocorrendo depois que foi introduzido o “caminhão-picador”. Quando era de responsabilidade da empresa CORAE o recolhimento dava certo. Uma sugestão, CORAE poderia recolher e transportar até o “caminhão-picador”, como fazem outros municípios.

Quem chega ao Lago Municipal no Parque Ecológico Paulo Gorski de Cascavel, se impressiona com o belo cartão postal e toda estrutura em seu entorno. Só que basta dar uma espiada para uma reserva de árvores frondosas que se depara com uma igreja antiga de madeira, como se sinalizasse o testemunho de fé no decorrer dos anos, contrastando com a modernidade do espaço do lago. É a Igreja Nossa Senhora de Fátima, inaugurada em 1960, no distrito de São Jorge do Oeste pelo então bispo de Toledo Dom Armando Círio, sendo este o primeiro templo católico do município. Pela sua importância histórica, na década de 1980, a igreja foi desmontada para ser reconstruída. Desde 1987 aí está e chama atenção pelo seu estilo singular. Já foi restaurada e reinaugurada em 1993. E em 2012 foi tombada Patrimônio Histórico de Cascavel. Novamente está sendo restaurada pela nossa constatação, neste mês de abril, por estar circundada de tapumes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *