Abertura aconteceu na manhã de hoje (07) e contou com a presença de autoridades e comunidade escolar
A Prefeitura de Medianeira, através da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, firmou uma parceria histórica, cultural e educativa com o Colégio Bertoni Elos, que recebeu, na manhã de hoje (07), a exposição itinerante “ORIGEM: Raízes históricas da colonização de Medianeira”. O evento integra as 65 ações que fazem parte da programação de aniversário do município.
A abertura da exposição foi realizada na quadra do Colégio e contou com a presença do Prefeito de Medianeira Antonio França, vice-prefeito Evandro Mees, secretária de Desenvolvimento Econômico Márcia Hanzen, secretária de Educação e Cultura Rosiane Tonelli, historiadora da Casa da Memória Franciele Aparecida de Araujo, diretor do Colégio Bertoni Elos Heverton Dantas Buss, comunidade escolar e imprensa local.
Em sua fala, o prefeito Antonio França destacou a importância do trabalho da Casa da Memória para a preservação da História e da memória. “A História não é apenas aquilo que está nos livros, também fazem parte dela os relatos, as fotografias e as lembranças dos pioneiros que ajudaram a construir o nosso município. E a Casa da memória tem resgatado e preservado essa História, que hoje está aqui perto de vocês, através dessa exposição. Visitem com atenção e curiosidade. Que ela nos inspire a preservar nosso patrimônio e a construir, juntos, um futuro melhor”.
O vice-prefeito de Medianeira Evandro Mees parabenizou toda a equipe escolar do Colégio Bertoni Elos pelo empenho, pela criatividade e pelo compromisso com a educação. “Através de parcerias como esta, a escola cumpre sua missão e o município também evolui”, afirmou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico Márcia Hanzen reforçou a relevância da parceria. “Iniciativas como esta são fundamentais para que nossas crianças e jovens compreendam de onde viemos, valorizem sua identidade e se sintam parte de algo maior: a História do nosso povo e da nossa cidade”.
O diretor do Colégio Bertoni Elos Heverton Dantas Buss agradeceu a Casa da memória por trazer a exposição para o Colégio. “Estamos muito felizes em poder proporcionar aos nossos alunos essa viagem no tempo, à origem de Medianeira, porque ao conhecer o passado, eles conseguem entender melhor o momento presente e projetar o futuro”, ressaltou.
Após os pronunciamentos, foi realizado o desate da fita e os presentes puderam visitar a exposição, que traz o início da colonização até o final da década de 1960, uma viagem no tempo, em que as histórias e memórias de Medianeira são contadas e recordadas, através de fotos, documentos e depoimentos. “Trouxemos para o Colégio Bertoni o 1° Perímetro Urbano de Medianeira, em forma de um mapa, que mostra a cidade já está planejada com base no ‘X’, com as Avenidas Pedro Soccol e José Callegari ‘cortando’ a cidade. De forma interativa, pode-se ter acesso a fotos e informações sobre estabelecimentos, prédios públicos e locais como eram na época, dispostos em tótens informativos. Apresentamos também nove maquetes físicas, com algumas edificações das primeiras décadas, reproduzidas em impressora 3D, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a UTFPR – Campus Medianeira. Também um Jogo da Memória Gigante, em que de forma lúdica e interativa, pode-se exercitar a memória e conhecer a História do município. São 10 locais, com imagens das décadas de 1950 e 1960, combinadas com imagens da atualidade. Ou seja, 20 imagens que marcam a História de Medianeira”, detalha a coordenadora de Gestão Documental e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, Ana Cláudia Valério.
A estudante do 9º ano, Maria Eduarda Zandoná, disse estar encantada com a exposição. “Achei muito legal o mapa, as fotos de como era a cidade e as edificações antigamente. É muito importante conhecermos de uma forma diferente a nossa História”, pontuou.
Durante o período em que exposição ORIGEM itinerante fica no Colégio Bertoni, além da visitação, os estudantes também terão a oportunidade de assistir ao documentário com os pioneiros.
Na sequência, a exposição irá percorrer outros espaços educativos e culturais. (Assessoria Casa da Memória de Medianeira)

Autoridades no desate da fita inaugural da exposição itinerante da Casa da Memória “ORIGEM: Raízes históricas da colonização de Medianeira”, no Colégio Bertoni

A exposição ORIGEM traz o início da colonização até o final da década de 1960, uma viagem no tempo, em que as histórias e memórias de Medianeira são contadas e recordadas, através de fotos, documentos e depoimentos