PARQUE HISTÓRICO DE LAJEADO PRESERVA CULTURA ALEMÃ

Sabe-se que os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Vale do Taquari em 1855. Determinados fundaram colônias, dedicando-se a atividades agrícolas e comerciais. Para preservar toda essa herança cultural-histórica, mais de século depois surgiu o Parque Histórico de Lajeado (RS), numa área de 20 mil metros quadrados, similar a uma aldeia onde estão 24 construções em estilo enxaimel que foram construídas pelos imigrantes alemães há mais de 200 anos, e transferidas para o parque, sendo mantida sua originalidade. 

Passa para o visitante um sentimento de saudosismo de como viviam os antepassados alemães, seus usos e costumes trazidos da Alemanha. Este local preserva a memória e surgiu em tempo, face ao abandono dessas construções centenárias que provavelmente seriam demolidas. O Parque Histórico conhecido também por Deutscher Koloine Park foi inaugurado em novembro de 2002.

O conjunto arquitetônico do parque forma uma autêntica “aldeia-museu” com escola, salão de baile, ferraria, restaurante, coreto, moinho e demais construções que formavam uma colônia da época dos pioneiros. Parque este que serviu de cenário para o filme “A Paixão de Jacobina” em 2002 do diretor Fábio Barreto. Quem tiver oportunidade de conferir esse espaço vai se encantar e rememorar o passado que construiu o presente. (Da Redação Mirtis/Pesquisa)

Do que vimos, evidenciamos essas imagens:

Portal indicativo que dá acesso ao parque

Sede do Clube do Fusca

Ferraria que supria as necessidades dos imigrantes

Construções e coreto em estilo enxaimel

Espaço de lazer evidenciando arte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *